A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) estará presente no Pantanal Tech na unidade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Aquidauana, com práticas sustentáveis. O gás natural, biometano, energia, transporte, saneamento básico e rodovias concedidas vêm passando por modernização que fortalece seu papel no desenvolvimento do Estado, e contam com práticas regulatórias pioneiras.
A AGEMS irá apresentar as práticas que vêm tornando a regulação em Mato Grosso do Sul um instrumento de disseminação de conhecimento, de mobilização da sociedade e de segurança jurídica para um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade.
“Teremos lá uma equipe técnica bem representativa do que a Agência vem produzindo e entregando ao cidadão e ao Estado. No nosso estande os visitantes conhecerão a nossa atuação, os projetos educativos, o desenvolvimento e os avanços que têm feito a AGEMS ser referência em regulação no Brasil”, conta a diretora Rejane Monteiro.
O evento vai proporcionar a demonstração, debater e intercâmbio do conhecimento e dos resultados recentes da AGEMS diretamente alinhados com o tema de desenvolvimento da tecnologia, do uso da ciência e da aposta na educação.
“Participar do Pantanal TECH é mais uma demonstração da nossa preocupação em fortalecer cada vez mais os conhecimentos da Agência e de fazer as entregas chegarem lá ponta, onde fazem diferença para o Estado e a vida das pessoas”, afirma o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis. “O evento é uma vitrine das novas tecnologias e do conhecimento que elas trazem para toda a cadeia produtiva. E a regulação tem hoje um papel muito importante no modelo de desenvolvimento sustentável que nós queremos”.
Alguns temas e projetos da Agência que os visitantes terão oportunidade de conhecer são:
• Ações ligadas à abertura do mercado do gás natural, expansão do uso, investimentos e regulação nesse novo cenário;
• O incentivo à expansão da energia limpa, como a Flor Solar – uma mini usina fotovoltaica instalada no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande;
• O Saneamento Básico de mãos dadas com o incentivo ao descarte correto de resíduos, plantio de ipês, e com o ensino das gerações futuras, por meio de projeto de educação ambiental com estudantes de todo o Estado;
• Concessões rodoviárias que contam com conectividade tecnológica, modernidade operacional e sustentabilidade na engenharia;
• Transporte de Passageiros modernizado;
• Ouvidoria mais próxima do cidadão, com mais canais de contato e até mesmo com a moderna atendente virtual Gegê.