A Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou a ampliação de sua tecnologia de reconhecimento facial para combater anúncios falsos que utilizam imagens de celebridades. A ferramenta será expandida para o Reino Unido, União Europeia e Coreia do Sul, após testes realizados em outros países.
O objetivo da nova tecnologia é impedir o uso indevido de rostos famosos em propagandas enganosas que circulam nas redes sociais, muitas vezes destinadas a enganar usuários, incentivando o compartilhamento de dados pessoais ou transferências financeiras.
A tecnologia permitirá que celebridades ativem a proteção, autorizando o escaneamento de suas fotos de perfil. Com isso, a imagem será comparada com rostos que aparecem em anúncios suspeitos. Caso seja detectado o uso indevido, a propaganda será bloqueada automaticamente.
A Meta destacou que a ferramenta foi anunciada em outubro do ano passado e agora incluirá mais figuras públicas que poderão optar por essa proteção adicional.
Além da expansão no combate aos anúncios falsos, a empresa também anunciou que o reconhecimento facial será adicionado à ferramenta de recuperação de conta, disponível para todos os usuários.
A iniciativa reforça os esforços da Meta para aprimorar a segurança digital e proteger tanto personalidades públicas quanto usuários comuns contra fraudes nas plataformas.