O Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, será palco do Circuito de Robótica SESI MS, a maior competição de robótica educacional do estado, nos dias 18 e 19 de novembro. Mais de 200 estudantes do ensino fundamental e médio, representando 27 equipes das sete escolas da Rede SESI de Educação, estarão reunidos para competições e demonstrações em quatro modalidades: FIRST Lego League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e Formula 1 in Schools.
Além de um evento competitivo, o Circuito promove a formação de líderes e inovadores do futuro, onde os jovens são desafiados a solucionar problemas reais, desenvolvendo habilidades técnicas e valores humanos como colaboração e respeito. "Este é um espaço de crescimento pessoal e profissional para os participantes, que atuam em desafios de tecnologia e cidadania", afirmou um representante do SESI.
Os campeões do Circuito garantem vaga nas etapas regional (para FLL) e nacional (para as demais modalidades), levando a inovação e o espírito competitivo dos alunos de MS para níveis superiores.
Programação resumida
18 de novembro
07h - Recepção e credenciamento
10h - Acesso ao público
10h30 - Treinos das equipes
13h - Avaliações das equipes
17h - Abertura oficial
18h - Festa da Amizade
19 de novembro
07h - Recepção das equipes
08h - Avaliações
13h - Finais (FLL e FTC)
16h30 - Cerimônia de premiação
Modalidades em disputa
FIRST Lego League (FLL): Para alunos de 9 a 15 anos, onde equipes como Alphadroids, Aqua Force, e Mega Mentes constroem robôs LEGO® e trabalham sob os Valores Essenciais (Core Values) em uma série de missões.
F1 in Schools: Os estudantes criam e testam mini-carros de F1, com equipes como Peregrine Race e BR Racing.
FIRST Tech Challenge (FTC): Robôs de médio porte, como os desenvolvidos por Alphadroids e Oratrix, realizam tarefas em uma arena.
FIRST Robotics Competition (FRC): Robôs industriais de grande porte, incluindo equipes como FRCapi e Tech Vikings, executam operações complexas em um ambiente competitivo.
Este evento promete ser um marco no desenvolvimento educacional e tecnológico dos jovens de Mato Grosso do Sul, promovendo robótica, cidadania e inovação.