O governo de Mato Grosso do Sul avançou no projeto Infovia Digital, que visa instalar uma rede de 7 mil quilômetros de fibra óptica para conectar todos os 79 municípios do Estado. A iniciativa, iniciada em 2023, tem como objetivo levar internet gratuita a praças e outros locais públicos, além de modernizar a comunicação entre órgãos do governo, como escolas, postos de saúde e delegacias.
Em Campo Grande, já é possível acessar wi-fi gratuito em várias praças, como a do Peixe e a do Bosque da Paz. No total, 129 locais em todo o Estado serão equipados com internet gratuita. O projeto também inclui a instalação de 157 câmeras de segurança em pontos estratégicos, para monitoramento dos espaços públicos, garantindo mais segurança para a população.
De acordo com a empresa Sonda, responsável pela instalação da Infovia Digital, 95% dos pontos de wi-fi nas praças já estão operando. O "cinturão de fibra óptica", que conecta todas as cidades, está 90% concluído e promete garantir uma conexão estável e rápida para os serviços públicos. Além de proporcionar internet gratuita, o projeto também irá gerar economia para o governo, substituindo o sistema de telefonia tradicional por VOIP, reduzindo custos e melhorando a comunicação entre os órgãos públicos.