Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Abril de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 03 de Abril de 2008, 08:36 - A | A

Quinta-feira, 03 de Abril de 2008, 08h:36 - A | A

Começa nesta quinta-feira a 70º edição da Expogrande

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com uma previsão de faturamento em torno de R$ 140 milhões e um público estimado em 300 mil pessoas nos 13 dias de feira, a 70ª Expogrande (Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande) abre suas portas neste dia 3 de abril. A cerimônia acontece na pista central de julgamentos do Parque de Exposições Laucídio Coelho, com a presença de diretores da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), autoridades políticas dos governos federal, estadual e municipal, além de parlamentares e lideranças rurais do Estado.

A edição de comemoração dos 70 anos da Expogrande – a maior feira agropecuária da Região Centro-Oeste e uma das maiores do país – que acontece entre 3 e 13 de abril, no Parque de Exposição Laucídio Coelho, em Campo Gande (MS), promete ficar marcada, não apenas por completar sete décadas de festa, mas também pela extensa e qualificada programação agendada para o evento em 2008.

Neste ano o evento com 80 estandes, além da participação de l.500 expositores, sendo previsto até o final da feira a venda de 15 mil animais, entre bovinos, ovinos e eqüinos, com uma estimativa de crescimento de 20% nos negócios em leilões, devendo chegar a R$ 15 milhões. Para o presidente da Acrissul, Laucídio Coelho Neto, o mercado está extremamente favorável para as compras, uma vez que a arroba do boi está valorizada, assim como o preço do bezerro está em patamares bem altos para a época.

O reflexo da Expogrande na economia de Mato Grosso do Sul ultrapassa os muros do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Hotéis, bares e restaurantes lotam e o crescimento do fluxo de táxis nas ruas de Campo Grande revelam que a feira é esperança de aumento nos lucros de diversos setores econômicos. Embora a programação cultural da Expogrande comece em 03 de abril, leilões e julgamentos de animais já movimentam a feira e, conseqüentemente o turismo de negócios na Capital. Além disso, o evento abre cerca de 5.500 vagas de trabalho, direta e indiretamente.

De acordo com o secretário da Satur (Secretaria de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia) de Campo Grande, João Carlos da Costa Sobrinho, todas as edições da Expogrande garantem bons momentos para o turismo, comércio e serviços. Ele explica que o fluxo de visitantes na cidade começa a aumentar já nos dez dias que antecedem a feira.

Serão 8 shows este ano, o que devem estimular as visitações ao Parque de Exposições, atraindo cerca de 300 mil pessoas até o fim da feira, estima a Acrissul. Na agenda do evento estão programados também 13 palestras técnicas, com o objetivo de difundir tecnologias e aprimorar os conhecimentos do homem do campo. Nos dias 7 e 8 a Expogrande a entrada é franca.

O julgamento de animais, na Expogrande, começou com os bovinos da raça nelore e nelore mocho no dia 26 de março e seguiram até 30 de março, diariamente a partir das 8 horas, na Pista 1. Os ovinos serão julgados a partir das 8 horas no dia 5 de abril também na Pista 1. Já os cavalos pantaneiros serão julgados nos dias 5 e 6 de abril, às 8 horas, na Pista 2.

A segunda etapa de julgamentos começa com bovinos da raça canchim, nos dias 10 e 11 de abril, às 8 horas. Os animais blonde d’aqitaine serão julgados em 10 de abril. A raça brahman será julgada nos dias 11 e 12 de abril, e a raça santa gertrudis, no dia 12 de abril. Todos estas raças serão julgadas na pista 1, a partir das 8 horas. Os cavalos árabes vão a julgamento nos dias 12 e 13 de abril, na pista 2, também às 8 horas.

Nos dias 5 e 6 de abril serão realizadas ainda provas de apartação laço e baliza, na pista de provas, a partir das 14 horas. Haverá também, nos dias 12 e 13 de abril, a 10ª prova Cia Roper de Laço em Duplas, a partir das 14 horas, na pista de provas. Nas atividades paralelas está previsto o Campeonato Brasileiro de Cão de Gado, entre as 13 e 17 horas, do dia 12 de abril, Pista de areia.

Na programação de leilões deste ano, consta a realização de 43 certames que começam já na sexta-feira, 14 de março, e seguem até o domingo 13 de abril; ou seja, serão praticamente 30 dias com diversos leilões que trarão o melhor da pecuária nacional. Além de bovinos e bezerros, haverá também, já incluídos na agenda, leilões de embriões, ovinos e eqüinos.

Os rodeios durante a 70ª Expogrande também prometem movimentar a feira. Neste ano, o rodeio acontecerá entre os dias 9 e 13 de abril, a partir das 21 horas, com muita emoção na arena. A realização ficará por conta da Cia de Rodeio Marca Cabeça Rodeios e, dentro do Parque de Exposição Laucídio Coelho, sede da Expogrande, o acesso ao rodeio será gratuito.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS