Com o Dia dos Namorados chegando, o comércio de Mato Grosso do Sul, estava preparado para aumentar as vendas, porém com o novo decreto e a atualização do Prosseguir que coloca 43 municípios em risco extremo da covid-19, os empresários são pegos de surpresa.
De acordo com o presidente Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel) Juliano Wertheimer, os comerciantes já gastaram o pouco capital de giro para estocarem mercadoria, contrataram funcionário, em busca aumentar as vendas e lucros com o Dia dos Namorados e agora "mais um vez somos o setor mais prejudicado".
Por meio de nota o presidente da Câmara de dirigentes lojistas (CDL-MS), Adelaido Vila, disse que "as restrições da bandeira cinza prejudicam mais uma vez o varejo, bares e restaurantes, que contavam com este período para ganhar fôlego, pois esta data é uma das melhores para esses setores. Estamos desde o início da semana solicitando que haja expansão no toque de recolher. Precisamos que as ações do Governos tenham alguma previsibilidade, pois estamos falando de setores que fizeram e fazem estoques de produtos, muitos perecíveis, investiram para ter algum retorno na data do dia dos namorados e vão mais uma vez sofrer com as restrições".
Adelaido ainda complementa relatando que "entendemos a situação da pandemia, mas exigimos respeito por parte dos gestores, que agem de forma irresponsável com o setor produtivo. Não brincamos de comerciantes, isso é a nossa vida, nosso trabalho e que sustenta nossas famílias".
Atualização
Campo Grande vai ter medidas mais rígidas com o retorno da classificação de risco extremo (bandeira cinza) na nova atualização do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), nesta quinta-feira (10). Conforme o Decreto Estadual, as medidas passam a valer a partir de sexta-feira (11) até o dia 24 de junho. Além da Capital, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e outros 39 municípios devem funcionar apenas os serviços essenciais.
O decreto com as medidas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), com a determinação do Governo do Estado para que os os municípios adotem as recomendações de caráter vinculativo, ou seja, o programa, que antes recomendava, agora determina. O decreto tem validade até 24 de junho. A medida visa conter o avanço da covid-19, para evitar o aumento de casos.
Confira o vídeo do presidente da Abrasel sobre o novo decreto: