Uma das principais recomendações do Ministério da Saúde para diminuir o contágio do Covid-19 é reduzir o contato social. Entre as medidas adotadas pelo Governo do Estado está a recomendação de que órgãos e entidades priorizem o atendimento à população através de meio eletrônico ou telefônico.
Confira a lista de alguns serviços disponíveis on-line.
DETRAN
- Iniciar o processo para CNH definitiva ou solicitar renovação nas categorias A, B, C, D e E;
- Emitir a 2° via de guias, consultar exames, multas e débitos
- Pedir recursos de multa (www.detran.ms.gov.br)
Junta Comercial
- Todos os serviços podem feitos pela internet. Os serviços funcionam 24 horas (www.jucems.ms.gov.br)
Secretaria Estadual de Fazenda
- Canal de atendimento virtual com mais de 50 assuntos específicos para o cidadão (www.sefaz.ms.gov.br)
Agências de emprego
- aplicativo Sine Fácil reúne vagas de emprego conforme a região de cadastro
Segurança Pública
- Delegacia Online permite que o cidadão faça o registro de boletim de ocorrência, faça denúncias, consulte veículos, e faça consulta de documentos (clique aqui)
Saúde
- Para combater as fake news, o site www.coronavirus.ms.gov.br reúne as principais notícias sobre a doença e os boletins epidemiológicos
Servidor público estadual
- No Portal do Servidor é possível emitir e validar contracheque, informe de rendimentos, conferir atualização cadastral, acessar relatório da vida funcional, demonstrativo de margens consignáveis, entre outros
Habitação
- Cadastro em programas habitacionais pelo site da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab)