Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 07 de Junho de 2010, 08:22 - A | A

Segunda-feira, 07 de Junho de 2010, 08h:22 - A | A

Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul começa hoje na Capital

Eduardo Penedo (www.capitalnews.com.br)

Começa hoje (7) mais uma edição do Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul – MS Florestal 2010. O congresso, que este ano tem como tema o "Desenvolvimento Sustentável", vai reunir representantes de toda a cadeia e da sociedade organizada para discutir a expansão do setor. A abertura oficial acontece na terça-feira (8), a partir das 8h30, quando também será divulgado o resultado do 1º Prêmio Florestal de Jornalismo. O evento será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital e vai até o dia 9.

“A nova edição do MS Florestal vem para sensibilizar e esclarecer sobre as oportunidades representadas por este novo cenário socioeconômico, além de mostrar a tecnologia de ponta disponível para a produção do setor e estimular o incremento da produção”, destaca a secretária de Desenvolvimento Agrário, produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur).

“A Silvicultura é um setor em franco crescimento no Estado, que traz potenciais de diversificação e oportunidades de melhoria de renda para o pequeno produtor rural”, avalia o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça.

Segundo a organização do evento – que prevê a participação de cerca de 600 pessoas – a programação terá palestras técnicas, cases de sucesso, exposição de produtos e serviços com a participação de empresas da indústria, comércio e serviços ligados ao setor, além de uma mostra ilustrativa da cadeia produtiva de florestas. Confira a programação completa acessando http://www.opec-eventos.com.br/msflorestal/programacao.php.

Dados setoriais

O Setor Florestal ocupa lugar de destaque entre os segmentos econômicos estabelecidos no Brasil. Com Mato Grosso do Sul não é diferente. O Estado possui próximo de 307 mil hectares com florestas plantadas. Já as entidades parceiras do MS Florestal trabalham no fomento do setor e visam apoiar a implantação de mais de 600 mil hectares de florestas comerciais, para os próximos dez anos com vistas a atender as cadeias produtivas da celulose, carvão vegetal, madeira sólida e painéis reconstituídos – conforme estabelece o plano estadual para o desenvolvimento sustentável do setor.

“Temos condições de recuperar uma grande quantidade de hectares degradados em nosso Estado com a silvicultura, principalmente porque temos tecnologia disponível para tal, mas é necessário que eventos como este tenham a capacidade de oportunizar a muitos as tecnologias existentes, mais do que isto, mostrarmos os cenários que se apontam para as tomadas de decisões”, destaca o presidente da Reflore/MS, Luiz Calvo  Ramires.(Com assessoria)

Por: Eduardo Penedo www.capitalnews.com.br

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS