Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) realiza nesta quarta-feira (12), a partir das 18h horário de MS, o lançamento do Programa Mulher MS. Dados do Crea apontam que as mulheres representam cerca de 28% dos quase 10 mil profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Mato Grosso do Sul, nessa perspectiva o programa busca debater questões de gênero que perpassam as profissões.
A iniciativa, idealizada em março deste ano em comemoração ao mês da mulher, contará com a participação da vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; da presidente e uma das seis mulheres presidentes de Crea em todo o país, eng. agrim. Vânia Mello; da subsecretária de políticas públicas para as mulheres de Campo Grande, Carla Stephanini, da coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-MS, eng. ftal. Mariana Amaral; e da secretária executiva do Programa Mulher do Confea, eng. eletric. Fabyola Rezende.
Em 2018, o programa foi instituído nacionalmente pelo Conselho Federal (Confea), com intuito de atingir o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS nº 5) da Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste em “acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas, em toda parte” até 2030.
Conforme o Crea-MS, o programa busca viabilizar políticas públicas voltadas à ampliação do protagonismo feminio dentro das profissões, incluindo instituições de ensino e entidades de classe.
Para a presidente do Crea, Vânia Mello, o programa é uma importante ferramenta para combater a desigualdade de gênero. “A implantação do nosso programa é um marco no processo de criação de uma política de equidade de gênero em Mato Grosso do Sul. Desde 2018, quanto o Confea iniciou o processo, os Regionais se mobilizaram e passaram a implantar seus programas”, explicou via assessoria.
Serviço:
A live será transmitida nas redes sociais do Crea-MS a partir das 18h.