Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Abril de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 21 de Agosto de 2008, 14:28 - A | A

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2008, 14h:28 - A | A

Detranzinho leva educação de trânsito para interior do Estado

Da Redação

A Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho vai levar educação de trânsito para dez cidades do interior, em setembro. As ações fazem parte do calendário de programação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) durante a Semana Nacional do Trânsito.

Entre as atividades estão jogos educativos, contação de histórias, pinturas faciais ilustrando sinais de trânsito e até mesmo um passeio no buggy do Detranzinho. “Nossa intenção é chamar a atenção dos motoristas para as regras do trânsito, através das crianças”, explica a coordenadora do Detranzinho, Edna Maria Souza.

A novidade da programação da Semana Nacional do Trânsito, neste ano, são ações que serão desenvolvidas do interior do Estado. Cidades como Paranaíba, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Jardim vão receber as atividades do Detranzinho e seminários promovidos pelos técnicos do Detran-MS.

Além dessas atividades, estão previstas passeatas com alunos, motociclistas e motoristas, simulação de acidentes e resgate de vítima, realizada pelo Corpo de Bombeiros, blitze educativas, missa com bênção dos veículos, adesivagem e instalação de kits de segurança em bicicletas.

Tema Nacional

Este ano, as crianças serão tema da Semana Nacional de Trânsito. O objetivo, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança dos pequenos. Durante a campanha, também será feito um trabalho direcionado às próprias crianças, despertando nelas a consciência da importância de um bom comportamento no trânsito.

Números

De acordo com as estatísticas do Detran-MS, em 2006, 462 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas de acidentes de trânsito, no Estado. Deste total, 13 morreram. Dados mais recentes, de Campo Grande, revelam que de janeiro a junho de 2008 foram 140 crianças envolvidas em acidente de trânsito, sem vítimas fatais. No mesmo período do ano passado foram 159 acidentes com crianças, com uma vítima fatal. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS