O vice-prefeito de Campo Grande e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, Edil Albuquerque, e o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior, técnicos da agência e jornalistas, embarcaram no fim da tarde de ontem na linha 161 Moreninhas/Shopping, para um trajeto de reconhecimento e análise dos serviços de transporte coletivo prestados no município.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, a “viagem” também teve como objetivo incentivar o uso do transporte coletivo pela população. A idéia surgiu na Agetran, que desde o mês passado vem incentivando seus funcionários a deixarem os carros e motos na garagem uma vez por mês, contribuindo para a diminuição do número de veículos nas ruas de Campo Grande e reduzindo a emissão de gases poluentes.
A primeira edição da campanha, que aconteceu no dia 18 de junho, teve a adesão de cerca de 70% dos 270 servidores da Agetran, percentual que se repetiu nesta quinta-feira. Agora, Rudel quer ampliar a campanha para outros órgãos da administração pública municipal e, posteriormente, para a população de forma geral, nas ações agendadas para os dias 20 de agosto, 17 de setembro, 15 de outubro e 19 de novembro.
“O nosso transporte coletivo vem sendo criticado, muitas vezes injustamente, por pessoas que não utilizam o sistema. Temos hoje uma frota nova, estamos trabalhando nos corredores viários. Como qualquer cidade grande, temos ônibus cheios nos horários de pico, mas estamos trabalhando para melhorar isso. Nós que trabalhamos no transporte, temos que ser referencia, temos que estar próximos dos problemas e soluções. Por isso, estamos utilizando esta campanha que incentiva os funcionários da Agetran a usarem o ônibus para ir e vir do trabalho uma vez por mês.”, afirmou Rudel.
O vice-prefeito Edil Albuquerque, considerou a experiência muito válida: “Andei muito de ônibus na minha vida. Isso para mim não é novidade. Considero muito importante esta ação, pois aproxima o pessoal da Agetran da população que usa o sistema de transporte coletivo e dá a estes servidores a noção exata dos acertos e dos erros cometidos. Trata-se de uma experiência que deve ter continuidade e, quem sabe, estendida aos demais órgãos da administração pública”.
Rudel destacou aspectos positivos do sistema de transporte coletivo campo-grandense: “Além do sistema de tarifa integrada, permite deslocamentos por toda a cidade pagando apenas uma passagem, pois a Campo Grande dispõe de terminais para longos trajetos. Nosso sistema permite integração temporal”, reforçou.
SIT – O Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Campo Grande foi implantado em 1991. O programa consiste em proporcionar ao usuário a opção de deslocamento, por meio da integração física e tarifária, entre os terminais de integração. Cerca de 300 mil passageiros utilizam diariamente as 162 linhas disponíveis para atender a cidade. Outro aspecto positivo do transporte coletivo é que 50% dos ônibus são adaptados para pessoas com necessidades especiais. A frota é composta por 535 veículos. (Com informações da assessoria de imprensa)