Arthur Neres de Souza, um talentoso estudante de 15 anos da EE Prof. João Magiano Pinto, em Três Lagoas, foi confirmado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) como um dos representantes do Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude de 2024. O evento, que ocorrerá entre 27 de outubro e 10 de novembro em Florianópolis, contará com a participação de mais de 520 atletas de 61 países. Arthur, atual campeão estadual na categoria sub 17, competirá na categoria sub 16, que já conta com 91 inscritos.
O Campeonato Mundial é um dos eventos mais prestigiados do xadrez juvenil, reunindo os melhores jogadores do mundo em suas respectivas faixas etárias, que vão de 14 a 18 anos. Arthur expressou sua empolgação com a competição: “Estou disposto a fazer o meu melhor e espero jogar um bom xadrez, aproveitando todas as partidas para buscar o melhor resultado. Será uma oportunidade única de conhecer o xadrez de alto nível e comparar meu jogo com os melhores, identificando áreas onde posso melhorar”.
Na escola, Arthur participa de treinamentos de xadrez no contraturno, e a unidade se destaca como a que possui o maior número de enxadristas em competições em Mato Grosso do Sul. Recentemente, a escola alcançou o décimo lugar no Campeonato Escolar Brasileiro de Xadrez, realizado em Minas Gerais, onde mais de 200 instituições estiveram presentes. A dedicação e o talento de Arthur não apenas refletem seu potencial, mas também a importância do apoio à formação de jovens enxadristas na região.