Em Campo Grande, alunos de escolas pública serão alvos da campanha de prevenção do abuso e exploração sexual.
As palestras serão realizadas de 15 a 19 de maio, são promovidas pelo Projeto Nova, como parte das ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
A coordenadora do Projeto, Viviane Vaz, diz que o objetivo é capacitar os meninos e meninas para a prevenção deste tipo de crime. Além disso, os estudantes serão orientados sobre formas de denunciar, caso testemunhem ou sejam vítimas da violência. “É preciso proteger a infância. As crianças e adolescentes precisam saber que suas partes intimas não podem ser tocadas por outra pessoa”, ressalta Viviane.
Alerta:
A criança que sofre abuso apresenta uma série de sinais, entre eles estão: alterações nas atividades fecais, sequelas físicas (marcas, dores ou DSTs), sexualização exacerbada para a idade; condutas auto agressivas; baixa autoestima, tristeza, ansiedade, perda do sentido da vida e suicídio.
Depoimento:
“Eu nasci num lar no começo até legal, daí meu pai começou a estuprar eu e minha irmã mais velha. Depois caí na mão de um pedófilo mais velho e, aos 14 anos, casei com ele”. Depoimento de mulher atendida pelo Projeto Nova.
PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS:
Dia 15 de Maio
8h30
Escola Estadual Demósthenes Martins
R. Ariramba, 215 - Monte Castelo
Dia 16 de Maio
9h00 e 15h00
Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins
R. Cibele, 460 - Portal Caiobá.
Dia 17 de Maio
9h00 e 15h00