Após a solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, o governador André Puccinelli afirmou hoje (2) que a diretoria da Portugal Celulose está em Mato Grosso do Sul para conhecer o Estado como resultado da visita feita pelo governador e sua comitiva a Portugal, em maio. “Eles querem ver se tem produtividade e qualidade de solo, se tem presença de água, se tem infra-estrutura logística, benefícios fiscais e tributários que o Estado pode dar. Tudo isso nós vamos oferecer”, explica.
De acordo com o governador, a Portugal Celulose, a Nipon Paper, a International Paper e a Votorantin Celulose e Papel (VCP) são as maiores fábricas de papel no mundo. “Se outra indústria vier, do porte da VCP, em Três Lagoas, serão gerados cinco mil empregos diretos e em torno de 20 mil indiretos em Mato Grosso do Sul”, avalia Puccinelli.
Ao retornar da viagem a Portugal, Espanha e Japão, o governador avaliou como positivo os contatos feitos nos países e disse, na época, que missões comerciais e industriais viriam ao Estado para verificar as condições, que foram apresentadas durante a visita. “Em médio prazo, poderemos ter de retorno o estabelecimento de indústrias ou de intercâmbio comercial de Mato Grosso do Sul com Portugal, Espanha e Japão”, afirmou Puccinelli, na época. Mato Grosso do Sul disputava a instalação da fábrica da Portugal Paper com o sul da Bahia. (Com Assessoria)