Os integrantes da missão empresarial da Fiems à Europa embarcaram nesta quarta-feira (23/09) no Aeroporto Internacional de Campo Grande com destino a Brasília (DF) onde pegarão vôo para Lisboa, iniciando as visitas às empresas cerâmicas, institutos de tecnologia e feiras de eventos em Portugal, Espanha e Itália, permanecendo no velho continente até o dia 6 de outubro. Liderada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, a missão conta ainda com as participações do vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, que acumula o cargo de secretário municipal Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia do Agronegócio, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Luís Cláudio Sabedotti Fornari, do prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Willian de Souza Brito, e mais 15 empresários do setor cerâmico de Mato Grosso do Sul.
Antes do embarque em Campo Grande, Sérgio Longen disse a agenda em Portugal, Espanha e Itália foi construída para que as empresários do setor cerâmico obtenham o melhor retorno possível na questão de busca de novas tecnologias que contribuam para o desenvolvimento das indústrias do segmento instaladas no Estado. “Construímos a viagem de forma que tenhamos retorno para as empresas instaladas no Estado e empresários do setor que vão conhecer novas tecnologias para desenvolver o seu trabalho em Mato Grosso do Sul”, ressaltou que para a Prefeitura de Campo Grande é uma oportunidade de obter mais conhecimento no que diz respeito à limpeza urbana e transporte coletivo urbano.
Edil Albuquerque completa que é evidente a busca por parceiros, tecnologia e novas alternativas. “Em um mundo globalizado temos sempre que nos atualizar e continuar buscando conhecimento. Queremos que Campo Grande participe de grandes rodadas de negócios, conhecer a tão decantada cerâmica e também trazer alternativas com relação ao transporte urbano para o prefeito Nelsinho Trad”, declarou, lembrando que é a segunda vez que viaja em comitiva de entidades importantes como é a Fiems. “Temos hoje como atuais sustentáculos os grãos e a carne e precisamos sim diversificar para dar opções aos nossos filhos”, finalizou.
Segundo o empresário Luís Cláudio Sabedotti Fornari, proprietário da Cerâmica Fornari e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, essa é mais uma etapa de um projeto dos ceramistas de Mato Grosso do Sul que objetiva transformar a cerâmica em mais uma vocação importante do Estado. “Nós do setor ceramista entendemos que pela argila que temos é possível colocar a cerâmica em lugar de destaque. Nós temos a intenção de acompanhar o desenvolvimento da cerâmica no mundo”, reforçou.
Roteiro
Segundo o coordenador da missão empresarial, Bergson Amarilla, superintendente do IEL, o objetivo é prospectar investimentos para o Estado e também conhecer as últimas tecnologias do setor cerâmico na Europa. Em Lisboa, capital de Portugal, a missão vai visitar o show room da empresa cerâmica Revigrés, a sede da produtora de louças sanitárias Sanindusa e a Porcel Indústria de Porcelanas de Gama Segmento Alto, enquanto em Coimbra será feita uma visita ao Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro, à empresa de cerâmica Técnica TE and M Tecnologia e Engenharia de Materiais.
Já na Espanha e na Itália, onde a missão contará com apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o foco é internacionalizar o setor cerâmico de Mato Grosso do Sul. Em Castellón, na Espanha, os integrantes da missão visitarão o ITC (Instituto de Tecnologia Cerâmica), uma empresa de fabricação de azulejos, ao Instituto de La Pequeña y Mediana Industria de La Generalitat Valenciana e ao Instituto Valenciano de La Exportación, além de participação no Congresso das Redes Européias para Inovação, Conhecimento e Desenvolvimento Regional.
Em Bolonha, na Itália, a missão vai visitar a Feira Cersaie, considerado o mais importante centro de divulgação de novas tendências, design e evolução de
tecnologia de revestimentos cerâmicos do mundo, contando com 1.074 expositores e expectativa de receber 84 mil visitantes de diversos países do mundo. Ainda na Itália, mas em Milão, os empresários vão visitar a empresa Vuzeta Biodiesel, que tem como seu principal produto o combustível sintético líquido. O sistema Vuzeta consegue transformar diretamente o combustível líquido produzido em energia elétrica acoplado a um gerador diesel, sendo que o rendimento médio é de 5 kW para cada litro de óleo combustível produzido.