Na semana do aniversário de Campo Grande, vai acontecer nos dias 26 e 27 de agosto a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será disputada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. O Sesi é parceiro na organização do evento.
A etapa faz parte da modalidade prática da olimpíada, onde equipes formadas por estudantes do ensino fundamental e médio devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre.
Ao todo, participam 40 equipes de Campo Grande e outros nove municípios sul-mato-grossenses, além de quatro equipes de fora do Estado. Os times são divididos em três níveis de conhecimento prático. A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul irá participar com as seguintes equipes: MegaMentes (Dourados), TechVikings (Naviraí), Tupinambótica (Corumbá), TupiTech (Corumbá) e Capitech (Campo Grande).
Os melhores classificados na etapa estadual garantem vaga na final nacional, que será realizada de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP). Em todo o Brasil, mais de 5 mil alunos participam da modalidade.
Como funciona a prova
A missão começa às 08h e vai até as 18hs, nesta modalidade os participantes devem realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre utilizando robôs virtuais em um ambiente simulado. O robô virtual deve ser ágil para superar períodos difíceis (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (“gaps” na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos), retornar um percurso sem saída (beco sem saída); e subir níveis e descer níveis (rampas e gangorras) para conseguir salvar as vítima (representadas por esferas pratas e pretas), transportando-as para uma região segura (área de resgate).