Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022, 08:12 - A | A

Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022, 08h:12 - A | A

Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica será na Capital

Da Redação
Capital News

Fiems/Divulgação

Estudantes participam de torneio de robótica em Naviraí

Competição será formada por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Na semana do aniversário de Campo Grande, vai acontecer nos dias 26 e 27 de agosto a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será disputada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. O Sesi é parceiro na organização do evento.

A etapa faz parte da modalidade prática da olimpíada, onde equipes formadas por estudantes do ensino fundamental e médio devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre.

Ao todo, participam 40 equipes de Campo Grande e outros nove municípios sul-mato-grossenses, além de quatro equipes de fora do Estado. Os times são divididos em três níveis de conhecimento prático. A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul irá participar com as seguintes equipes: MegaMentes (Dourados), TechVikings (Naviraí), Tupinambótica (Corumbá), TupiTech (Corumbá) e Capitech (Campo Grande).

Os melhores classificados na etapa estadual garantem vaga na final nacional, que será realizada de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP). Em todo o Brasil, mais de 5 mil alunos participam da modalidade.

Como funciona a prova

A missão começa às 08h e vai até as 18hs, nesta modalidade os participantes devem realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre utilizando robôs virtuais em um ambiente simulado. O robô virtual deve ser ágil para superar períodos difíceis (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (“gaps” na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos), retornar um percurso sem saída (beco sem saída); e subir níveis e descer níveis (rampas e gangorras) para conseguir salvar as vítima (representadas por esferas pratas e pretas), transportando-as para uma região segura (área de resgate).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS