Nesta sexta-feira, 30, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) assina ordem de serviço das obras de continuidade da Via Morena, da etapa da avenida Duque de Caxias. Está prevista a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. O ato está marcado para começar às 9h. A obra custa R$ 13,946 milhões. Os recursos foram obtidos junto ao governo Federal, com contrapartida da Prefeitura.
O trecho entre as avenidas Duque de Caxias e Júlio de Castilho vai incorporar a parte em que passava a antiga rede ferroviária da Capital.
Haverá também, conforme projeto arquitetônico, reserva da faixa do canteiro central ao transporte coletivo urbano, uma ciclovia, calçada para pedestres, sinalização horizontal e paisagismo e arborização.
Com um percurso total de 4,5 quilômetros de extensão, o local terá a iluminação pública reformulada e ainda integrará o Largo do Mirante e a revitalização da praça do Aviador.
Também está programada a construção de um parque linear que visa promover a preservação de um dos principais eixos de desenvolvimento histórico de Mato Grosso do Sul.
A Orla Morena se encontra, ao fim do percurso, com o futuro Centro Municipal de Belas Artes – projeto de Oscar Niemeyer –, a ser construído onde seria o terminal rodoviário (hoje, local abandonado), no bairro Cabreúva.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)