Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 11:38 - A | A

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 11h:38 - A | A

Fundo Estadual de Defesa

Faculdade de Campo Grande é multada pelo Procon

Motivo foi desrespeito aos direito dos consumidores

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Procon

Faculdade de Campo Grande é multada pelo Procon

Infrações constatadas vale registro a ausência de prestação adequada

Alvo de 130 processos, somente este anos, uma faculdade particular de Campo Grande foi multada pelo Procon, que renderam 28.550 Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS), arbitradas pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS). Cada UFERMS vale hoje R$ 28,77.

Após passar por análises e avaliações do Departamento Jurídico do Procon Estadual, decidiu-se pela fixação de valores a serem recolhidos pela unidade de ensino superior que, em reais, atinge o montante de R$ 821.383,50 em favor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

As multas arbitradas têm valores diferenciados de acordo com o tipo de infração, de acordo com o Procon. No caso da ausência de prestação de informações, por exemplo, o valor é de 100 UFERMS, enquanto em relação à obtenção de vantagem indevida, esse montante chega a 550 unidades fiscais. Ressalte-se que, também nesses casos, a atuação do Procon Estadual se dá em razão de denúncias formalizadas por consumidores que se sentiram lesados nos seus direitos.

As infrações constatadas vale registro a ausência de prestação adequada, oportuna e devida, de informações claras e precisas quando solicitadas por consumidores (normalmente  estudantes da  entidade de ensino), cobrança indevida, inserção indevida de nomes de consumidores  em órgãos de restrição de crédito, obtenção de vantagens manifestamente excessiva em relação a consumidores, falta de eficiência da empresa, ferimento da boa-fé nas relações de consumo e, ainda, vício de qualidade nos serviços prestados.

Serviço
Vários caminhos são postos à disposição, entre as quais o aplicativo “fale conosco” que é parte integrante do site www.procon.ms.gov.br,  o WhatsApp com o número  9 9158 0088, o telefone número 151 ou, ainda, pessoalmente na sede  do Procon Estadual na rua 13 de Junho 930.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS