A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), por meio do Sesi (Serviço Social da Indústria), inaugura neste primeiro semestre um total de dez bibliotecas em oito diferentes municípios do Estado, no âmbito do Programa Indústria do Conhecimento, ação integrada à marca Indústria Ativa.
Será um espaço de leitura, pesquisa e estudo que promove a interatividade e apóia as atividades de ensino da criança, jovem e adulto, atualizando a formação do cidadão/trabalhador”, define o empresário Sérgio Longen, presidente da Fiems.
Para acompanhar as obras das unidades que estão sendo construídas em Campo Grande, Sérgio Longen juntou-se ao prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), ao presidente da Câmara Municipal, Edil Albuquerque (PMDB), com acompanhamento do diretor-corporativo da Federação, Jayme Verruck, e foram até o Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, e ao Parque Jacques da Luz, na região das Moreninhas, onde constataram a agilidade dos trabalhos.
O grupo também esteve no Educandário Getúlio Vargas, no Bairro Coronel Antonino, para anunciar à presidente, Nelly Maksoud Rahe, a construção da terceira biblioteca na Capital, nas dependências da entidade.
O Programa está sendo desenvolvido no Estado pelo Sesi/MS em parceria com as Prefeituras de Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia, Três Lagoas, e Rio Verde. Com exceção da Capital, que está recebendo três bibliotecas, em todos os outros municípios a Fiems está construída uma unidade.
Cada biblioteca vai funcionar como centro multimeios, com acervo de livros, de DVDs, CDs e Internet, disponibilizados para toda a comunidade. “O processo será mediado pelos monitores e por materiais/conteúdos educativos,” explica a superintendente do Sesi/MS, Maura Gabínio, acrescentando que também serão promovidos cursos para Internet, palestras e cirandas literárias, entre outras atividades.
A idéia surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à Internet. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada tem pouco ou nenhum contato com livros.
Além da parceria com o MEC, a Indústria do Conhecimento tem apoio do Ministério das Comunicações e de diversas organizações públicas e privadas em todos os Estados do País. O objetivo do Sesi é inaugurar 230 módulos em todo o País até 2010, que podem ser alocados nas comunidades ou nas instalações de empresas. Para isso conta, além do Governo Federal, com parcerias do governo estadual, municipal e do setor privado. (Com Assessoria)