O presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Marcolino Longen, lança nesta quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria, a Expo-MS Industrial, que será realizada de 27 a 31 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.
Já confirmaram presenças o governador André Puccinelli, o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, o deputado estadual Paulo Corrêa e o superintendente estadual do Banco do Brasil, Caio Neves.
A Feira, que ainda terá um lançamento na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), em São Paulo (SP), no dia 14 de abril, vai inserir pela primeira vez no Estado o conceito de evento destinado exclusivamente a negócios, tendo como foco principal a divulgação e valorização da produção local, evidenciando todo o potencial, qualidade e diversidade para os mercados interno, nacional e internacional.
Com patrocínio da CNI, Senai, Sesi, Sebrae, Banco do Brasil, Prefeitura de Campo Grande, Prefeitura de Três Lagoas, VCP, IP e Rio Tinto, a Expo-MS Industrial espera atrair pelo menos 190 expositores dos setores: açúcar e álcool, alimentos e frigoríficos, celulose e papel, construção e cerâmica, embalagem, energia, financeiro, gráfico, farmacêutico e químico, metal-mecânico, máquinas e equipamentos, mineração, montagens industriais, moveleiro, transporte e logística, vestuário, têxtil, couro e calçados.
Inserida no contexto da marca Indústria Ativa, criada pelo presidente da Fiems em outubro do ano passado para ser o símbolo da transformação do setor industrial do Estado, a Feira vai proporcionar uma cultura de negócios que abrangerá todo o universo empresarial. “Essa é uma excelente oportunidade para abrir novos mercados e realizar grandes negócios”, garante Longen.
Parceiros
Os prefeitos Nelson Trad Filho, de Campo Grande, e Simone Tebet, de Três Lagoas, já confirmaram presença no evento com as aquisições de estandes para exporem as potencialidades dos dois municípios, assim como outras Prefeituras. Para Nelsinho, o poder público deve apoiar a iniciativa de se lançar uma Feira que terá como foco a divulgação e valorização da produção local, evidenciando todo o potencial, qualidade e diversidade para os mercados interno, nacional e internacional.
“Uma Feira como a Expo-MS Industrial, que surge com o objetivo de fomentar a economia e os negócios, marca definitivamente o início de uma era de desenvolvimento industrial no Estado”, ressaltou o prefeito de Campo Grande.
Na avaliação da prefeita Simone Tebet, a idéia da Feira é fantástica, pois, em um mundo globalizado, nada mais precioso que o conhecimento das potencialidades industriais de Mato Grosso do Sul para que se possa promover a geração de empregos.
“É preciso conhecer nossas possibilidades e o estudo que a Fiems está fazendo sobre as potencialidades do Estado e que será apresentado durante a Feira Expo MS Industrial vai possibilitar isso a cada município sul-mato-grossense”, analisa a prefeita de Três Lagoas, avaliando que a iniciativa da Fiems de lançar uma feira de negócios deve ter bons resultados. “Se depender da Prefeitura de Três Lagoas, a Feira já é um sucesso”, finalizou.
Seprotur
A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, classificou como inovadora a iniciativa da Fiems de fazer da Expo-MS Industrial um evento exclusivamente de negócios.
De acordo com ela, esse conceito deve trazer vantagens ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul. “Acredito que a Expo-MS Industrial será excelente para as indústrias do Estado e tem tudo para ser um sucesso, pois a maneira como foi idealizada a credencia para isso”, analisa.
Diferenciais
A Expo-MS Industrial terá vários diferenciais para fomentar o setor, proporcionando geração de divisas com a participação de empresários, fornecedores, compradores, atacadistas e parceiros do desenvolvimento sustentável do Estado, do País e do Mercosul. Entre eles está a informação sobre crédito e linhas de financiamento especiais oferecidas à indústria.
Também será oferecida às indústrias a Arena Empresarial – um espaço para exposição, realização de negócios e apresentação de portifólios – e contará com a presença de parceiros, como empresas públicas, privadas, autarquias, bancos de fomento, câmaras de comércios bilaterais, entre outros.
Ainda estão previstos eventos paralelos, como seminários e palestras, reuniões permanentes do CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial), disponibilização de informações sobre incentivos fiscais e tratamento equânime das indústrias incentivadas, caravana de negócios e filiações sindicais via PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo.
Além disso, para abrigar os expositores, o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, localizado nos altos da Avenida Mato Grosso, na Capital, passa por reformas e vai disponibilizar uma área construída de 16 mil metros quadrados, área de montagem de 4,5 mil metros quadrados e área total de ocupação de 11,8 mil metros quadrados.
(Informações da Assessoria da Fiems)