Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 02 de Julho de 2021, 15:37 - A | A

Sexta-feira, 02 de Julho de 2021, 15h:37 - A | A

covid-19

Folha de São Paulo: Mais 220 pessoas teriam tomado doses vencidas da Astrazeneca em Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Saúde informou que as vacinas estavam dentro do prazo de validade

Elaine Silva
Capital News

Edemir Rodrigues / Governo de MS

Campanha de vacinação contra gripe termina sexta-feira

Dados foram divulgados nesta sexta-feira por meio de levantamento da Folha de São Paulo

Em Mato Grosso do Sul, foram aplicadas 221 doses da vacina AstraZeneca vencidas, conforme levantamento divulgado pela Folha de São Paulo, com bases nos dados do Ministério da Saúde, DataSUS e a Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage), nesta sexta-feira (2). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio de nota oficial relatou que "todas as vacinas aplicadas em Mato Grosso do Sul foram dentro do prazo de validade".

Ainda conforme os levantamento da Folha de São Paulo, foram aplicadas 68 doses da vacina AstraZeneca  em Sonora, Rio Verde do Mato Grosso foram 36 doses, Campo Grande 9 doses, Sete Quedas, 30 doses, Santa Rita do Pardo 20 doses e em Nova Alvorada do Sul 12 doses. Também houve registros na cidade de Três Lagoas (3), Dourados (9), Brasilândia (1), Amambaí (3), Caracol (1), Costa Rica (1), Vicentina (1), Paranaíba (1), Coxim (1), Jardim (1), Itaquiraí (1), Naviraí (1), Bataguassu (1), Mundo Novo (2), Sidrolândia (2), Tacuru (3), Ponta Porã (3)e Inocência (6).

Deurico/Arquivo Capital News

Secretário de Saúde Geraldo Resende

Secretário de Saúde Geraldo Resende

 
Segundo a SES,"o sistema do SI-PNI computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação. Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o início realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação.Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema na data da aplicação". A secretaria ainda finaliza a nota relatando que "todas as doses foram aplicadas dentro da validade das doses".

Confira a nota na íntegra da SES;


Nota Oficial

A Secretaria de Estado de Saúde informa que todas as vacinas aplicadas em Mato Grosso do Sul foram dentro do prazo de validade.

O sistema do SI-PNI computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação. Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o início realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação.

Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema na data da aplicação.

Todas as doses foram aplicadas dentro da validade das doses.


Campo Grande, 02 de julho de 2021.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS