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Parceria ampliada

Confira como solicitar o auxilio-doença na agência dos correios em Mato Grosso do Sul

Os trabalhadores da indústria em Mato Grosso do Sul agora podem requerer o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) diretamente em 44 agências dos Correios no estado

Viviane Freitas
Capital News

Os trabalhadores da indústria em Mato Grosso do Sul agora podem requerer o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) diretamente em 44 agências dos Correios no estado. Esse serviço, realizado por meio do Atestmed no Balcão do Cidadão, foi ampliado graças a uma parceria entre os Correios, o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa, que já está disponível em 2,6 mil agências em todo o Brasil, facilita o acesso aos benefícios para os cidadãos.

A ampliação do serviço foi formalizada em outubro, durante assinatura em Brasília pelos presidentes do INSS e dos Correios, Alessandro Stefanutto e Fabiano Silva dos Santos, e pelo ministro Carlos Lupi. A meta é expandir a oferta do serviço para todas as unidades dos Correios no país, somando-se às 1,6 mil agências do INSS, além do Meu INSS (aplicativo e site) e da Central 135.

O processo de requerimento do auxílio-doença pode ser feito diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário digitaliza e insere a documentação no sistema do INSS. Alternativamente, o segurado pode iniciar o processo pela Central 135 e finalizar a solicitação nas agências, com um prazo de cinco dias para apresentar a documentação necessária. A parceria visa agilizar a concessão do auxílio-doença para casos com até 180 dias de afastamento, além de permitir o cumprimento de exigências para outros benefícios do INSS.

Entre julho de 2023 e setembro de 2024, mais de 4 milhões de requerimentos foram realizados via Atestmed, com 2 milhões de concessões. Importante destacar que o Atestmed não indeferirá requerimentos, mas, caso haja inconformidade nos atestados, o pedido será encaminhado para perícia médica presencial. O atestado médico necessário para o benefício deve atender a requisitos específicos, como a assinatura do profissional e o diagnóstico, com prazo de emissão não superior a 90 dias da solicitação.

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