O criador Roberto Araújo Diedrich, da Fazenda Barra Funda, de Costa Rica (MS), teve seu sonho de infância realizado durante a 85ª Expogrande, em Campo Grande. Seu cavalo, Juramento da Barra Funda, venceu como Melhor Exemplar da Exposição Passaporte de Outono 2025, garantindo vaga para a grande final da Morfologia do Cavalo Crioulo, na Expointer.
Juramento, da pelagem zaina, é filho de Urco de Santa Thereza com Estampa da Sagarana e foi também o Grande Campeão da prova, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de MS e a ABCCC. O jurado Luciano Corrêa Passos destacou a elegância e o equilíbrio do animal. Emocionado, Roberto comemorou: “É meu sonho de guri realizado”, celebrando sua primeira participação na final com animais de criação própria.
Entre as fêmeas, o destaque foi para Imagem de Santa Larissa, de Tijucas do Sul (PR), que venceu com sua genética de campeões e feminilidade marcante. Já no Campeonato Incentivo, os dois grandes campeões, fêmea e macho, vieram da Cabanha Calidad, de Anastácio (MS), propriedade de Anna Lucia Coelho Paiva, que há 11 anos atua na seleção da raça.
A etapa contou com 35 exemplares marcados e credenciou oito animais para a Expointer. A qualidade da mostra foi elogiada por representantes da Acrissul e da associação da raça. O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 segue com etapas no Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.