Anderson Ramos / Capital News
Nos feriados deste fim de ano, somente os caixas eletrônicos irão funcionar
O usuários dos bancos terão que ficar atentos aos novos horários neste fim de ano de festas. O expediente bancário será alterado dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido, das 8h às 10h, horário de Mato Grosso do Sul. Para véspera do Ano Novo, dia 31, não haverá expediente e as compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED.
A assessoria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), informa que somente o PIX, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro as agências funcionam normalmente, bem como a partir do dia 2 de janeiro. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas.
Atenção nas datas
As contas de consumo de água, energia, telefone, Internet por exemplo, com vencimento nos dias em que não há compensação bancária nas datas de 25/12, 31/12 e 01/01, poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Mas no caso dos tributos e impostos, caso vençam durante o feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, será necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informou a Febraban.
Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.
Pagamentos eletrônicos
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). “Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”, informou a Febraban.