O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), realizada nesta sexta-feira (31). A chapa única, composta pelo conselheiro Flávio Kayatt como presidente, Jerson Domingos como vice-presidente e Marcio Monteiro como corregedor-geral, foi eleita por unanimidade em sessão especial no dia 18 de dezembro de 2024. A nova gestão assume oficialmente para o biênio 2025-2026 a partir de 1º de fevereiro.
Durante seu discurso, Riedel destacou a experiência de Flávio Kayatt na administração pública e sua capacidade para conduzir o Tribunal. “O conselheiro Flávio tem todas as condições de assumir essa responsabilidade. Experiente na vida pública, foi prefeito, deputado, assumiu essa responsabilidade no Tribunal de Contas, vivenciou a casa e hoje está preparadíssimo para dar sua contribuição em uma instituição que é vital para o bom andamento da democracia e da gestão municipal e estadual”, afirmou o governador.
Mary Vasques/TCE-MS
Flávio Kayatt assume presidência do TCE-MS com gestão mais próxima dos jurisdicionados
A nova gestão do TCE/MS manterá o compromisso com políticas voltadas para a primeira infância, dando continuidade às visitas a escolas e inspeções em serviços de saúde. Atualmente, 60 municípios do estado já elaboraram planos específicos para essa faixa etária (0 a 6 anos), com o desafio de transformá-los em ações concretas. Além disso, a presidência de Kayatt reforçará uma fiscalização mais orientadora e preventiva, buscando dialogar com prefeitos e gestores estaduais para evitar irregularidades antes que aconteçam.
Jerson Domingos, que esteve à frente da presidência no último biênio, consolidou uma abordagem de prevenção antes da punição. O tribunal passou a antecipar o diálogo com gestores públicos, oferecendo orientação técnica para evitar erros administrativos. A nova gestão pretende dar continuidade a essa “gestão humanizada” e aos principais projetos, como o programa “Garantia dos Direitos da Primeira Infância”, iniciado em 2023.
Além da posse da nova diretoria do TCE/MS, Riedel destacou a importância da transparência na gestão pública. Em 2024, o Governo de Mato Grosso do Sul recebeu, pela terceira vez, o selo diamante de transparência pública concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O reconhecimento se deve ao trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), que implementa práticas de transparência e facilita o acesso da população às informações governamentais, fortalecendo a governança pública.