O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) está enfrentando uma escassez crítica de leite humano para atender os recém-nascidos internados na UTI Neonatal. Com o estoque reduzido a apenas cinco dias, o Banco de Leite do hospital faz um apelo urgente para doações, a fim de garantir a nutrição essencial dos oito bebês que recebem leite humano, enquanto outros aguardam a reposição devido à alta demanda. A unidade tem capacidade para 16 leitos.
Para facilitar as doações, o Humap-UFMS oferece um serviço de coleta domiciliar. A equipe do hospital agenda a retirada do leite diretamente na residência das doadoras. Interessadas podem agendar a coleta pelos telefones (67) 3345-3027 ou (67) 99633-2510. Além disso, as mães também podem realizar a doação diretamente no Banco de Leite do hospital, um processo rápido que leva em média 15 minutos.
O Banco de Leite do Humap-UFMS oferece orientações sobre as melhores práticas de higiene, técnicas de extração e armazenamento adequado do leite, garantindo que todo o processo seja seguro e siga as normas de qualidade. "A doação de leite humano é essencial para os bebês, especialmente os mais vulneráveis, e qualquer apoio é muito importante", destaca o coordenador do Banco de Leite.
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh, que gerencia hospitais universitários federais em todo o país, oferecendo atendimento de qualidade ao SUS, além de contribuir para a formação de profissionais de saúde e a inovação na área. Para ser uma doadora e ajudar no atendimento das necessidades dos recém-nascidos, entre em contato com os números de agendamento acima ou dirija-se ao Banco de Leite do hospital.