A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) está realizando uma força-tarefa em Campo Grande para coibir o descarte irregular de entulhos e resíduos. Desde o início da operação, que durará 60 dias, a cidade tem retirado entre 80 a 100 caminhões de lixo diariamente das ruas. O secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, destacou que a ação visa proibir o descarte de lixo em vias públicas, áreas privadas e espaços urbanos, sendo uma medida necessária para manter a cidade limpa e organizada.
Caso o descarte irregular seja flagrado, o responsável pode ser multado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) ou pela Guarda Civil, com valores que variam entre R$ 3.091,50 e R$ 12.366,00. A população também pode denunciar o ato ligando para o número 153. Além disso, quem for pego realizando o descarte ilegal poderá responder por crime ambiental, sendo levado à delegacia para a abertura de inquérito civil.
A superintendente de Meio Ambiente, Gisseli Giraldelle, alertou sobre os riscos à saúde pública causados pelo lixo acumulado, como o surgimento de escorpiões, a proliferação da dengue devido à água acumulada nos entulhos e a contaminação do solo e da água, especialmente com o descarte inadequado de óleo de cozinha. A força-tarefa conta com o apoio do Ministério Público, Semadur, Guarda Municipal e a Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais (Decat).