Centenas de empresários, autoridades e público em geral estiveram presentes no Parque das Nações Indígenas na noite desta segunda-feira (23) para prestigiar a assinatura da ordem de serviços para a construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, popularmente conhecido como Aquário do Pantanal, considerado o maior aquário de água doce do mundo. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas compareceram a cerimônia.
O governador André Puccinelli fez questão de ressaltar que a construção do Aquário servirá para mostrar ao mundo que o Pantanal é do Mato Grosso do Sul e destacou a importância do projeto. “São 263 espécies da fauna pantaneira, auxiliados pelas universidades e Embrapa-Pantanal. Queremos mostrar que nós aqui no Mato Grosso do Sul preservamos o nosso Pantanal e que a ictiofauna e a fauna pantaneira do bioma do Pantanal estarão preservados para a geração futura. Será um marco e pelo que vimos já de universidades de outros países contatando conosco, teremos uma mostra monumental. Seremos conhecidos no mundo. É o que queremos” finalizou.
..
Foto: Deurico/Capital News
“Com o contentamento de quem faz o pedaço da sua obrigação para com o Estado do Mato Grosso do Sul. Com a alegria que temos na alma de poder dizer: conseguimos todos nós juntos... ninguém vai vestir a grife Pantanal. O Pantanal é nosso, do Mato Grosso do Sul, feito por todos nós, divididos com nossos irmãos brasileiros, mas para orgulho de nós brasileiros, sul-mato-grossenses, mostrarmos ao mundo que aqui se preserva, se cuida e aqui todos nós, cada um de vocês. Queremos a nossa criançada, gurizada, aprendendo conosco aqui, para dizer: olha pai, olha avô, olha tataravô, o que nós também fizemos pelo nosso Estado. Não é o lado financeiro da obra, mas o que ela representa de simbolismo, de emblema para o Mato Grosso do Sul. É nosso, meu, seu e de todos nós, vamos cuida-los para o futuro”, finalizou o governador, cobrando do ministro a presença da presidenta Dilma Roussef.
O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), revelou que a idéia do aquário nasceu de uma conversa entre ele e o governador André Puccinelli, antes dele tentar a reeleição para a prefeitura. Segundo ele, uma pesquisa apontou que a população aguardava uma obra marcante do governo do Estado e, por isso, apresentou o projeto ao governador.
..
Foto: Deurico/Capital News
Trad ressaltou que a ideia do Aquário veio da população e que a Capital é a porta de entrada para o Pantanal. Desta forma, Campo Grande precisava de alguma coisa para marcar e surgiu o aquário. O prefeito lembrou o ex-prefeito Lúdio Coelho ao dizer que “sem atrapalhar o povo, devemos errar cada vez menos” e disse que o Aquário do Pantanal presenteou a Capital com uma obra emblemática, feita por um governador ousado e audacioso, que arrumou o caixa para investir: “Campo Grande merece esta obra porque é uma cidade forte, de um povo forte e hospitaleiro, que poderá receber turistas da Copa das Confederações, Olimpíadas e Copa do Mundo”, declarou.
Ao final do discurso o prefeito lembrou que antes de deixar a prefeitura, o governador disse que tinha Campo Grande como uma filha e o povo tinha que soprar um genro que a tratasse bem: “Eu tenho tratado bem e vou devolver ela não com o casamento desfeito e sim melhor do que da mão que recebi do meu querido sogro”, finalizou.
A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, declarou que a obra é um ato de ousadia do governador: “Daqui um tempo não será Campo Grande e sim “Aquário Grande”. Será um grande marco do Estado. Quem adentrar ao Pantanal vai passar pelo aquário, recebendo, inclusive, lições de como se comportar. Mato Grosso do Sul e o governo do Estado estão de parabéns. Mato Grosso do Sul já é conhecido como terra do boi, da soja, e fizemos uma parceria para que o Estado seja conhecido como Água de Peixe. Nada como ter um aquário de entrada para esta maravilha”, concluiu.
..
Foto: Deurico/Capital News
O Ministro do Turismo, Pedro Novaes, também considerou o projeto uma ousadia e destacou os setores a serem beneficiados: “Vai beneficiar a indústria da pesca? Com certeza. Tem algo a ver com a ciência e tecnologia? Por certo. Tem muito a ver com a Cultura e Meio Ambiente, mas o maior aproveitamento será do Turismo. O Brasil e o mundo virá visitar este empreendimento”, disse.
Novaes falou do orgulho em participar da inauguração e falou de parcerias em construção de rodovias e do Centro de Belas Artes, também construído na Capital, e fez questão de dizer que a parceria não acabará, pois o ministério do Turismo tem um compromisso com a presidente Dilma Rousseff (PT) de contribuir para o crescimento relevante da indústria e do turismo em seu governo.
..
Foto: Deurico/Capital News
“Parabéns governador pela sua ousadia. Você esta fazendo um marco na história deste Estado e País. Nenhum outro Estado teve a ousadia que o senhor teve. O Aquário será um cartão postal para todo o país”, concluiu o ministro.
O senador Delcídio Amaral (PT) considera o projeto um divisor de águas para o Estado e destacou os demais setores envolvidos: “Não é só um ponto de atração turística. Está envolvido não só com estudo, tecnologia, pesca. É um trabalho integrado de todas estas áreas. Um projeto amplo, que sem dúvida nenhuma é um divisor de água sobre o ponto de vista de divulgação do Pantanal”, avaliou.
..
Foto: Deurico/Capital News