O governador André Puccinelli se reuniu na manhã desta quinta-feira (14) com o governador do departamento de Concepción do Paraguai, Luís Urbieta Cáceres, com o prefeito de Concepcíon, Alejandro Urbieta, e representantes de empresas transportadoras paraguaias para debater alternativas de escoamento de produtos através das rotas entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, em especial pelo departamento de Concepción.
Entre as principais alternativas estão os investimentos que contemplem as hidrovias, rodovias e ferrovias que utilizem Concepción como corredor de produção, priorizando o acesso ao Oceano Pacífico e possibilitando a exportação de produtos ao mercado asiático, com menor custo. Para o governador de Concepción, Luis Urbieta Cáceres, o momento de aproximação comercial entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul é propício para ambos, principalmente como ferramenta competitiva para Mato Grosso do Sul.
De acordo com o governador André Puccinelli, as alternativas apresentadas pelo governador de Concepción estão em acordo com os pedidos já oficializados pelo Estado ao Ministério dos Transportes relacionados à construção de segmentos ferroviários a serem incluídos no Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal. Além da viabilização de estudos para a concessão de plataformas multimodais de cargas nos municípios de Campo Grande, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Corumbá, Porto Murtinho e Maracaju.
Entre um dos pedidos encaminhados ao Ministério dos Transportes está a construção de uma ligação ferroviária entre Maracaju e Porto Murtinho, que permite acesso à hidrovia do Paraguai, otimizando o transporte de grande parte da produção sul-mato-grossense, especialmente grãos, açúcar e álcool, permitindo o retorno de combustíveis fósseis, fertilizantes e outros.