Centenas de ultraleves vindos de todas as regiões de Brasil estão em Bonito para participar do 8º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU), que acontece de 22 a 25 de maio (feriado de Corpus Christi), no aeroporto municipal. Mato Grosso do Sul será representado por 10 equipes das cidades de Campo Grande, Dourados e Naviraí.
Entre as autoridades que abrem oficialmente o evento logo mais, às 8h30, estão o governador em exercício, Jerson Domingos; o prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo e o secretário de Turismo, Augusto Mariano; e o presidente da Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), Gustavo Albrecht.
Bonito tem uma excelente organização voltada para o turismo de aventura, ao qual o vôo de ultraleve se insere. A realização do 8º ENU consolida o município como um dos melhores destinos de ecoturismo do País e o coloca no circuito dos grandes eventos verdes.
Segundo os organizadores, os encontros anuais acontecem desde 2000, com o objetivo de promover a troca de experiências, a evolução e o aprimoramento do desempenho pessoal dos pilotos de aeronaves. Os Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já foram sede do evento que, além das apresentações das aeronaves, traz palestras sobre assuntos relevantes aos vôos desportivos, como segurança das aeronaves, planos de vôo e uso das tecnologias disponíveis.
Em Bonito, aliado ao desporto está o comprometimento e a preocupação com o meio ambiente. Na busca de compensar o impacto ambiental causado pelas aeronaves, os pilotos vão doar mudas de árvores para o plantio em áreas degradadas (a serem determinadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito), prática para neutralizar o gás carbônico emitido pelos participantes.
O 8º ENU é uma realização da Associação Brasileira de Ultraleves, em parceria com a Ygarapé Eventos & Turismo e o Marruá Hotel. Mais de 400 pilotos estão inscritos para esta edição. (Com Assessoria)