O governo do Estado publicou hoje (10), no Diário Oficial, o resultado das licitações para a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em seis municípios de Mato Grosso do Sul. Devem ser investidos cerca de um milhão duzentos e trinta e um mil e seiscentos reais nas cidades de Bonito, Eldorado, Dois Irmãos do Buriti Inocência, Itaquiraí e Paranhos.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada do beneficiário dos serviços da assistência social na sua localidade de vida, ou seja, no espaço onde mora. O principal foco do Cras é a família. Com um trabalho que visa o resgate dos vínculos afetivos entre seus membros, faz-se a inclusão social com ação sócio-educativa e qualificação para geração de renda de forma abrangente. A idéia é fazer com que a família busque sua autonomia para ser protagonista da própria história.
Segundo Maria Cecília Salles Teixeira, coordenadora de proteção básica da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass), com informação e orientação as pessoas que passam a ter conhecimento dos seus direitos e deveres para, atuar na mudança da realidade em que vivem. “Começa aí o exercício da cidadania,”completa Maria Cecília.
Mato Grosso do Sul é um Estado que co-financia a Política de Assistência Social em todos os municípios. O Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) co-financia ações nos municípios do Estado de acordo com critérios aprovados, tendo a participação dos gestores municipais de assistência social e da sociedade civil, representada no Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas⁄MS).
Na Capital, o recurso ainda não é repassado diretamente para o Fundo Municipal de Assistência Social, portanto, a Setass celebra convênio direto com as entidades mas, de acordo com a coordenadora de proteção básica, a partir do próximo ano deve ser repassado diretamente para fundo municipal de assistência social.