Durante reunião entre o governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB), e o presidente da Itaipu, General Francisco Ferreira, foram debatidos projetos relacionados à logística e à conservação do solo e da água em Mato Grosso do Sul.
Secretário da Semagro, Jaime Verruck esteve presente na reunião e destacou que a iniciativa ampliará as ações da usina em MS. “Primeiro nós apresentamos um projeto de conservação de solo e água na bacia do Iguatemi, e nós já iniciamos algumas ações aqui através da Semagro e do programa estadual de conservação do solo e água. Apresentamos um projeto com apoio financeiro e tecnológico para Itaipu poder nos ajudar e foi muito bem recebido, então daqui duas semanas nós vamos retornar para fazer uma apresentação”, ressaltou.
O Governo do Estado solicitou o pagamento de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com objetivo de elaborar o projeto da ponte que ligará o município de Taquarussu a Paranavaí (PR). Após análise, a solicitação foi aprovada pela Itaipu.
Jaime Verruck ressalta que o projeto busca viabilizar o acesso entre os estados. “Para se ter uma ideia, hoje 1500 caminhões transitam através de São Paulo passando por Rosana e chegando ao Paraná, enquanto que a gente podia encurtar em 80 km esse acesso, e principalmente diminuir esses 1500 veículos que passam através das barragens, tanto de Sérgio Mota, quanto de Rosana. Então houve uma autorização, o governador Ratinho Júnior e Reinaldo Azambuja formalizaram isso para que a gente possa ter inicialmente o EVTEA, e o projeto preliminar da obra para depois discutir a questão dos valores”, destacou via assessoria.
Em relação à ponte sobre o Rio Paraguai, que irá ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta, a diretoria brasileira de Itaipu comunicou que o cronograma segue em julho, seguindo as declarações dadas pelo Embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Maria Cáceres.