Mais repressão do poder público ao tráfico e consumo de drogas em bares, casas noturnas, shows e outros eventos e estabelecimentos similares em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil é a proposta defendida por representantes da OAB aprovada na Conferência Municipal da Juventude realizada neste fim de semana em Campo Grande e será levada, com outras propostas, para as conferências estadual, no dia 27 de março de 2008, e nacional, no período do dia 27 ao dia 30 de abril do ano que vem.
“Os jovens não-usuários, que são maioria, se sentem incomodados e até pressionados diante do fato em que drogas de diversos tipos são, cada vez mais, oferecidas e consumidas livremente nesses locais e eventos”, explica o advogado Gustavo Giacchini, Comissão de Relações Internacionais e Institucionais da OAB/MS que participou da conferência municipal com o advogado Odilon de Oliveira Júnior, que representará a Ordem na etapa estadual.
A Conferência Municipal da Juventude reuniu representantes da Prefeitura e de diversas entidades civis em Campo Grande no último sábado (1º), na sede do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CEAP) do Município. Através de oito grupos de discussão (educação, saúde, gênero e etnia, esporte cultura e lazer, meio-ambiente, protagonismo juvenil, trabalho e renda, segurança pública e direitos humanos), foram aprovadas propostas a serem levadas às etapas estadual e nacional. A OAB participa do grupo de justiça e segurança pública.
Foram eleitos para a conferência nacional como delegados: Yves Drosghic e Edson Kohl Junior. Para a conferência estadual, além de Odilon Júnior, representando a OAB/MS, também indicarão representantes as seguintes entidades: COAMS, DNMA, Sintel, CDL Jovem, Umademat, JPT, Fejems, ILK, JM, USMES, DCE Uniderp, Ibiss, CA Med. UFMS, Rotary, Demolay, UCE, UEE-MS, DCE UCDB, Grêmio MCBM, ATMS, Calufe, UJS e Famasul.
OAB no Conselho Municipal – Depois da Conferência Municipal da Juventude, foram indicadas as 10 entidades da sociedade civil, dentre elas a OAB/MS, que indicarão integrantes para o Conselho Municipal da Juventude de Campo Grande que contará ainda com representantes de 10 secretarias da prefeitura. Conforme o coordenador de Juventude da Prefeitura da Capital, Yves Drosghic, o conselho foi criado a partir de lei municipal proposta pelo vereador Edmar Neto, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito.
Além da OAB, terão representação as seguintes entidades: UEE-MS, Instituto Luther King, UCE, Umademat, Rotaract, Ibiss, CDL Jovem (presidida pelo advogado Gustavo Giacchini), DNMA e ATMS. “O conselho será empossado no ano que vem, depois do período de férias, e começará a debater propostas para a criação de um Plano Municipal de Juventude em Campo Grande”, explica Yves Drosghic. (Com informações da OAB/MS)