Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019, 11:08 - A | A

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019, 11h:08 - A | A

Empresários

Liberdade Econômica em MS pretende simplificar o caminho dos empreendedores

Governo e Setor Produtivo lançam no dia 28 o projeto

Laryssa Maier
Capital News

Priscilla Peres

Setor de Serviços é responsável por 61% das empresas abertas em fevereiro

o dia 28 de novembro será lançado o projeto de implantação da Lei de Liberdade Econômica em Mato Grosso do Sul. O lançamento será às 14h, na sede do Sebrae em Campo Grande.

Com o objetivo de simplificar o caminho dos empreendedores, o Governo do Estado e representações do setor produtivo de Mato Grosso do Sul caminham para a implantação, em âmbito estadual, da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, conhecida como Lei de Liberdade Econômica.

 

No dia 28 de novembro, o Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com o Sebrae/MS, Fiems, Famasul, Faems, Fecomércio e Amems lançam o projeto de implantação da Lei de Liberdade Econômica em Mato Grosso do Sul. O lançamento será às 14h, na sede do Sebrae em Campo Grande.

 

Participam do lançamento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o presidente da Famasul, Maurício Saito, o presidente da Faems, Alfredo Zamlutti, o presidente da Fecomércio, Edson Araújo e o presidente da Amems, Delmar Ribeiro Martins.

 

Entre as mudanças, foram definidas 287 atividades econômicas como de baixo risco que não precisam mais de licenças ou qualquer tipo de autorização para serem criadas. Segundo assessoria foi isento o pagamento por extinção de empresas e implantado o registro automático para empreendedores que optarem pela adoção de instrumento padrão.

 

No Corpo de Bombeiros as ações auto declaratórias também ganharam mais espaço. Com a lei de Liberdade Econômica, atividades em edificações de até 240 m², consideradas de baixo risco, ficam dispensadas de declaração em sistema. Ato que beneficiará cerca de 80% dos empreendimentos estaduais.

 

Para isso, o Corpo de Bombeiros Militar revisou a Norma Técnica nº 42, sobre o processo de certificação. Agora, o sistema identificará que o empreendimento é de baixo risco e emitirá a declaração de dispensa da vistoria.

 

Serviço: O projeto de implantação da Lei de Liberdade Econômica em MS será lançado no dia 28 de outubro de 2019, a partir das 14h, na sede do Sebrae em Campo Grande.

Local: Auditório do Sebrae em Campo Grande (Av. Mato Grosso, nº1661)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS