Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 17:05 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 17h:05 - A | A

Fortalecimento

Líder Comunitário: Prefeitura fortalece vínculos com os conselheiros

Encontros com os conselheiros já integram a agenda da administração municipal

Layane Costa
Capital News

Divulgação/PMCG

Líder Comunitário: Prefeitura fortalece vínculos com os conselheiros

Prefeita junto com os conselheiros

O Dia Nacional do Líder Comunitário é comemorado nesta sexta-feira (5), instituído por meio da Lei n° 11.287/2006. A prefeitura de Campo Grande tem realizado diversas atividades e implementado políticas que visam a otimização dos resultados dessas parcerias, como uma forma de reconhecimento a essas pessoas.  

 

A Prefeita Adriane Lopes, afirma reconhecer e entender a importância que esses líderes têm na sociedade.  “Nós entendemos o quanto esses líderes são importantes para que a nossa cidade cresça, se desenvolva e para que possamos atender a cada região, cada bairro, dentro de suas necessidades. As indicações dessas lideranças são determinantes para que sejam feitas melhores entregas e mais assertivas para a nossa cidade, já que eles, como representantes de suas comunidades, ajudam a identificar as prioridades de cada região”, afirma a prefeita.

 

A Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc), foi criada com o objetivo de atuar no fomento e articulação dos movimentos comunitários em todas as regiões do município. Com isso, é disponibilizada uma estrutura completa que oferece desde espaços para reuniões, cursos de capacitação para lideranças, assessoria contábil, assessoria jurídica e orientações para elaboração de projetos sociais às lideranças e associações de moradores da Capital.

 

“Uma das preocupações da atual gestão é capacitar e prover ferramentas para presidentes de bairros e presidentes de clubes de mães, e temos feito isso através do Programa de Capacitação de Lideranças Comunitárias, o Prolic, que já contemplou mais de 230 líderes, dando a eles o entendimento necessário sobre processos burocráticos de documentação, de planejamento e organização dos trabalhos realizados pelas associações”, salienta o titular da Suasc, Chiquinho Telles.

 

Cerca de 1.250 pessoas já participaram de oficinas voltadas para a ocupação e geração de renda nas mais diversas áreas como manicure e pedicure; maquiagem e designer de sobrancelhas; produção de biscoitos e balas baianas; ovos de páscoa; panetone e cookies; artesanato em E.V.A; bordado; fabricação de geleias; legumes em conserva; salgados e pães caseiros.

 

“Essas oficinas têm acontecido nas sedes das associações, no seio das comunidades, descentralizando as ações, promovendo a valorização dessas lideranças, levando conhecimento, auxiliando no resgate da autoestima das pessoas e oferecendo condições para a geração de renda”, destaca a Prefeita.

 

Liderança valorizada

A segunda edição do Café com os Conselheiros Regionais, foi realizada no último sábado (29), na Associação de Moradores do bairro Cooperativa 2, reuniu conselheiros da região urbana do Lagoa e outras lideranças de bairros, quando os secretários da administração municipal puderam receber diretamente dessas lideranças as sugestões e solicitações de suas comunidades.

 

Todos os conselheiros daquela região receberam uma carteirinha de identificação do Conselho Comunitário, que confere portas abertas ao titular no exercício da função. “Ela representa dignidade e respeito. Quando precisarmos ir a repartições diferentes daquelas que estamos habituados, onde as pessoas já nos conhecem, o trânsito será bem mais tranquilo, quando há um credenciamento, um documento oficial, o olhar é diferente”, considera a conselheira municipal do Lagoa e também diretora de uma Emei, Dorca Mara Dagher dos Santos. 

 

Os encontros com os conselheiros já integram a agenda da administração municipal e serão permanentes. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS