A empresária Ednéia de Carvalho tem a resposta pronta para um velho dilema: “Se a mulher não tem tempo pra ela, não é bem sucedida”, diz a proprietária de um centro de estética em Campo Grande. Em 15 anos de estrada, ela nunca teve problemas para conciliar a vida em casa e na empresa, sem abrir mão da qualidade das duas. Em Novo Horizonte do Sul, interior do Estado, Marlene Izzo, dona de uma confecção, teve de se esforçar muito para não deixar nada de lado. “Arrastei todo mundo pro meu sonho”, conta a empresária que em três anos conseguiu triplicar o tamanho do negócio.
Marlene e Ednéia desejam “servir de exemplo” para as mulheres brasileiras. Elas estão entre as 24 inscritas ao 6° Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que aceita inscrições até 14 de setembro. “Quero mostrar que com empenho nada é impossível”, afirma a empreendedora, que contou sua história cheia de coragem e busca de equilíbrio. “Sempre procurei conciliar vários aspectos da minha vida. No começo, os filhos cobravam muito minha presença, depois de me organizar e conseguir funcionários de confiança tenho mais tempo para a família”, conta.
A gestora do prêmio em Mato Grosso do Sul, Rosana Brunet conta que além das mulheres que já inscreveram suas histórias, outras 22 estão reescrevendo os relatos das edições passadas para participar novamente e mais 12 escrevem pela primeira vez. “Esperamos mais de 60 inscrições este ano”, diz. Para ela, as histórias das vencedoras das edições anteriores mostram que é preciso ter foco. “Elas têm o lado profissional e familiar muito bem resolvidos. Quem lê as histórias percebe que é possível ter equilíbrio”, diz a gestora.
Um olho no trabalho, outro na vida pessoal é o que pensa Ednéia. “Tire um dia por semana apenas para se dedicar aos filhos e companheiro, faça alguma coisa diferente”, recomenda a empresária. Em 2008, as clientes do salão de beleza a incentivaram a contar sua trajetória. As horas que levou escrevendo foram suficientes para passar a vida a limpo. “É um momento só seu para fazer um balanço, identificar erros e acertos, uma verdadeira terapia que pode ajudar outras mulheres também”, analisa.
O “balanço” também pode apontar novos rumos para o futuro da empresa. A empreendedora Marlene decidiu que aumentar a divulgação de sua marca e melhorar sua infraestrutura são passos importantes para o crescimento da empresa. “A confecção já chega a Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo e vai mais longe ainda”, acredita Marlene.
Serviço
As empresárias interessadas em contar suas histórias, inspirando mulheres de todo o Brasil, podem ser inscrever ao 6° Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br. Mais informações na Central de Relacionamento do Sebrae/MS: 0800-570-0800.