Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 16:34 - A | A

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 16h:34 - A | A

DEFESA CIVIL

Mato Grosso do Sul tem 16 cidades em situação de emergência

Chuvas intensas provocaram a destruição e a danificação de obras, pontes, estradas e bueiros

Flávio Brito
Capital News

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Municípios acumulam estragos com chuvas das últimas semanas

Foram relacionados danos em mais quatro municípios da região sul de MS

Entre os municípios de Mato Grosso do Sul 16 decretaram situação de emergência em razão dos estragos provocados pelo grande volume de chuvas entre o fim do ano passado e o início de 2018, além da ocorrência de vendavais, enxurradas e alagamentos, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

 

Além do reconhecimento por parte do Estado, Coronel Sapucaia teve a decretação de emergência pelo governo federal. Portaria do do Ministério da Integração Nacional, publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União,  reconhece situação de emergência em municípios da Bahia, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, além de mais um município sul-mato-grossense.

 

Outras cinco prefeituras do Estado já obtiveram o reconhecimento pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil: Japorã, Sete Quedas, Tacuru, Novo Horizonte do Sul e Amambai.

 

Decretações mais recentes do Estado 

Também publicado nesta quarta, o governador Reinaldo Azambuja declarou situação de emergência em cinco municípios, elevando para 16 o número de cidades sul-mato-grossenses com emergência reconhecida pelo Estado.

 

Publicado na página 2 do Diário Oficial do Estado, o decreto válido por 180 dias abrange partes das áreas urbana e rural de Antônio João, Caracol, Bela Vista, Coxim e Rio Verde. De acordo com a publicação, as fortes chuvas causaram diversos danos públicos e privados, principalmente na área rural, e os prejuízos ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados.

 

Ainda de acordo com o documento, estradas na área rural ficaram intransitáveis, não oferecendo condições de transporte escolar. As intensas precipitações pluviométricas provocaram a destruição e a danificação de obras, pontes, estradas e bueiros. O documento dispensa de licitação dos contratos para adquirir bens necessários às atividades de resposta ao desastre.

 

Álbum de fotos

Divulgação/Prefeitura de Tacuru

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Foram relacionados danos em mais quatro municípios da região sul de MS

Chico Ribeiro

Situação atual de um trecho da estrada sem intervenção: intransitável em época de chuvas, acumulando prejuízos aos produtores

Divulgação Governo de MS

Em Porto Murtinho, várias casas ficaram alagadas com as chuvas

Leca / Governo de MS

A governadora em exercício, Rose Modesto, decretou situação de emergência para Amambai e Japorã nesta quinta-feira

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS