Nesta quarta-feira (13) o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Maurício Saito esteve presente na ALEMS, e afirmou não concordar com a às mudanças no Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário), lei nº 283/2019, de autoria do Executivo, a qual foi tramitado hoje, “Governo não tem motivo para aumentar imposto, o Estado tem mantido uma evolução consistente nos últimos 10 anos, de crescimento de produção e produtividade a partir do momento”.
Em entrevista ao Capital News, o presidente afirmou que aumentos de impostos desestimulam os investidores, “Nós passamos por um otimismo no setor agropecuário brasileiro, estamos tendo a abertura de novos mercados externos, Mato Grosso do Sul tem uma grande capacidade de produção e de qualidade, ao mesmo tempo penalizado com aumento de impostos, isso desestimula o setor”.
Confira a nota divulgada pela Famasul, na integra:
As entidades abaixo relacionadas repudiam a forma abrupta e obscura com que foi tramitado, nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 283/2019, de autoria do Executivo.
Contrariando o trâmite habitual de projetos dessa magnitude, a aprovação ocorreu em regime de urgência, sem a devida possibilidade de argumentação técnica das entidades que representam as cadeias produtivas da agropecuária, e que comprovaria a não necessidade de aumento do Fundersul.
O projeto hoje aprovado impacta negativamente toda a sociedade sul-mato-grossense e reflete o mais forte desrespeito ao setor agropecuário, um dos responsáveis pelo equilíbrio econômico do estado.
Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul)
ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica de MS)
Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão)
Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS)
Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores)
Avimasul (Associação dos Integrados da Avicultura de MS)
MNP (Movimento Nacional dos Produtores)
Novilho Precoce-MS (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce)
Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas)
Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no MS)