Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025


Rural Domingo, 26 de Janeiro de 2025, 13:39 - A | A

Domingo, 26 de Janeiro de 2025, 13h:39 - A | A

Inédito

1ª comitiva de Brangus cruza o Pantanal em 40 dias com 1,3 mil cabeças de gado

O objetivo é transportar o gado para reprodução em Corumbá

Viviane Freitas
Capital News

No dia 12 de janeiro, Pantaleão Flores, conhecido como Panta, iniciou uma jornada inédita no Estado ao liderar uma comitiva com 1.350 cabeças de gado Angus, saindo de Aquidauana com destino a Corumbá. No dia 21 de janeiro, a comitiva cruzou o Estado de Mato Grosso do Sul, percorrendo um trajeto que tem previsão de durar cerca de 40 dias. O objetivo é transportar o gado para reprodução em Corumbá.

A escolha pela comitiva, em vez do transporte por caminhão, foi motivada pelas condições de acesso e pelas características da raça Angus. Pantaleão explica que, devido à natureza mais dócil e ao ritmo mais lento do gado, a viagem é realizada de forma mais tranquila, com pausas durante o dia para descanso. "O Angus anda cerca de 5h por dia, enquanto o Nelore percorre 4h. Por ser uma raça mais cara e de abate precoce, precisamos tomar mais cuidados", diz Panta.

Reprodução

1ª comitiva de Brangus cruza o Pantanal em 40 dias com 1,3 mil cabeças de gado

O objetivo é transportar o gado para reprodução em Corumbá

Após cruzar MS no dia 21, a comitiva seguiu seu caminho, passando por cidades como Rio Negro, Rio Verde e Coxim. A jornada tem sido registrada pelo fotógrafo Jairton Costa, que tem capturado a rotina da comitiva. A viagem ainda vai durar mais dias, com a previsão de conclusão em 40 dias, totalizando um percurso de cerca de 1.000 km até chegar a Corumbá.

Pantaleão, com 50 anos de experiência, conta que esta é a sua primeira comitiva com gado Angus, mas ele já tem grande conhecimento da atividade. "Trabalho com comitiva desde os 15 anos, e essa é uma experiência nova, mas também um aprendizado constante", afirma com orgulho. Até o momento, a comitiva tem seguido o plano e está perto de completar metade do trajeto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS