O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuva intensa para Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (3). O aviso afeta 49 municípios do estado, além de parte das regiões Norte e Sudeste do Brasil, e deve durar até a manhã de terça-feira (4).
O alerta, nas cores amarela e laranja, prevê chuvas fortes de até 50 milímetros por dia e rajadas de vento que podem alcançar até 60 km/h em cidades como Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Angélica, e Aquidauana, entre outras. A lista completa de cidades afetadas inclui Campo Grande, Dourados, Coxim, Nova Andradina e Rio Brilhante.
O Inmet alertou a população sobre os riscos associados ao mau tempo, recomendando evitar se abrigar debaixo de árvores, já que há risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, é aconselhado não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Outras orientações incluem desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia das residências, além de procurar informações adicionais junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, caso necessário.