Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 18:54 - A | A

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 18h:54 - A | A

Vazante do Paraguai

Chega ao fim o período de alerta de inundação no Rio Paraguai

Superintendência de Defesa Civil de Corumbá anuncia encerramento do alerta de risco de inundação

Odirley Deotti
Capital News

Gisele Ribeiro/PMC

Chega ao fim o período de alerta de inundação no Rio Paraguai

Com o início da vazante, nível do rio já está abaixo dos 4 metros

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá emitiu um comunicado indicando o término do período de alerta de risco de inundação gradual do Rio Paraguai. A medida foi tomada após os níveis do rio terem saído do patamar de alerta, que é de 4 metros. Atualmente, o nível registrado na régua de Ladário é de 3,96 metros, marcando uma tendência de queda.

O alerta se baseou em dados técnicos fornecidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), EMBRAPA Pantanal, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste do 6º Distrito Naval.

Segundo Isaque do Nascimento, Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, "O nível do Rio Paraguai ultrapassou o limite de alerta, que é de 4 metros, em 26 de junho de 2023, e atingiu seu pico em 18 de julho, alcançando 4,24 metros, o que representa um aumento de 2,22 metros em relação ao seu nível de redução."

Gisele Ribeiro/PMC

Chega ao fim o período de alerta de inundação no Rio Paraguai

Rio Paraguai chegou a 4,24 metros acima do seu nível normal

"Em 21 de agosto, o nível do rio Paraguai baixou para 3,98 metros, indicando uma tendência contínua de declínio. Isso afasta a possibilidade de aumento das águas e diminui o risco de invasão das instalações próximas ao curso hídrico, de acordo com as análises probabilísticas", acrescentou Nascimento.

O atual ciclo é classificado como "cheia pequena" pela EMBRAPA Pantanal. O alerta tem como objetivo também fornecer informações para a proteção ambiental, gestão rural, navegação fluvial e atividades econômicas no complexo pantaneiro, bem como para as comunidades ribeirinhas. A situação aponta para um retorno gradual à normalidade na região.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS