Durante sua longa jornada de 2.700 quilômetros do antigo zoológico de Buenos Aires até o Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (MT), a elefanta africana Pupy fez uma parada em Nova Alvorada do Sul, município localizado a cerca de 120 km de Campo Grande. A passagem do comboio pela cidade despertou curiosidade de todos. A informação é do perfil Alvorada Informa nas redes sociais.
Pupy tem aproximadamente 35 anos e vivia há três décadas no zoológico da capital argentina, que passou por um processo de transformação para se tornar um Ecoparque, focado em preservação e bem-estar animal. Com a mudança de política, vários animais foram transferidos para santuários e reservas ambientais. Pupy é o último grande mamífero a deixar o local.
A elefanta viaja acompanhada por um tratador que monitora sua alimentação, hidratação e suplementação ao longo de todo o percurso, realizado em um caminhão especial adaptado para o transporte de grandes animais.
No Brasil, o destino final da elefanta será o Santuário de Elefantes, um espaço de mais de mil hectares que abriga outros animais resgatados de cativeiros. Apesar de ser da espécie africana, diferente das demais elefantas residentes — todas asiáticas —, Pupy será acolhida em um recinto separado, mas com os mesmos cuidados e liberdade oferecidos a todos os animais.
A chegada de Pupy ao santuário representa não apenas o encerramento de um ciclo no zoológico argentino, mas também um novo capítulo voltado à dignidade e ao bem-estar de animais que passaram a vida em confinamento.