Uma turista de Presidente Prudente (SP) foi atacada por um peixe dourado (Salminus brasiliensis) enquanto relaxava no Balneário do Sol, em Bonito, Mato Grosso do Sul. O incidente ocorreu quando a mulher estava com os pés na água e sofreu uma mordida profunda no calcanhar, que chegou a expor o osso. Ela recebeu atendimento imediato dos guarda-vidas locais e foi encaminhada ao Hospital Darci João Bigatonn para tratamento.
Casos semelhantes já haviam sido registrados anteriormente, principalmente envolvendo o tambaqui (Colossoma macropomum), na lagoa artificial do Balneário Praia da Figueira. Lá, cerca de 30 turistas já teriam sido feridos por mordidas do peixe. Uma das vítimas relatou que precisou levar oito pontos no dedo da mão após um ataque em 2023.
Especialistas reforçam que ataques desse tipo são extremamente incomuns. Segundo biólogos, comportamentos agressivos de peixes podem ser provocados por estímulos como o uso de objetos brilhantes ou movimentos repetitivos na água, que despertam o instinto predador dos animais.
O Balneário do Sol informou em nota que, apesar de o local estar inserido em um ambiente natural, onde a fauna silvestre pode agir de forma imprevisível, episódios como esse são considerados exceção. A administração garante que a segurança dos visitantes é prioridade e que medidas estão sendo revistas para garantir uma experiência segura. A Praia da Figueira, um dos principais atrativos turísticos de Bonito, reabriu nesta quinta-feira (10) sua área de banho conhecida como "praia da lagoa". A liberação ocorre após a paralisação determinada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) no último dia 26 de março.
Nesta quinta-feira (10) a praia foi liberada, após passar por adaptações exigidas pelos órgãos ambientais, incluindo a instalação de uma barreira de contenção para impedir o acesso de peixes à área destinada aos banhistas.
A Prefeitura de Bonito, esclareceu que por se tratar de empreendimentos privados, não interfere diretamente na administração dos balneários, mas oferece orientações sobre o Sistema de Gestão de Segurança (SGS). Já no Balneário Municipal, por exemplo, há placas alertando os banhistas sobre comportamentos seguros, como não alimentar os peixes.
O episódio acende o alerta sobre a necessidade de medidas preventivas e de conscientização dos visitantes ao interagir com a natureza, especialmente em destinos de ecoturismo como Bonito.
Para marcar a retomada das atividades, a administração da Praia da Figueira anunciou que os moradores de Bonito terão entrada gratuita neste sábado (12) e domingo (13), como forma de celebrar a reabertura e reforçar o vínculo com a comunidade local.