Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024



Meio Ambiente Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 08:44 - A | A

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 08h:44 - A | A

Hospital de Animais Silvestres

Filhote de macaco-prego batizado de Fênix chega ao Ayty

Caso aconteceu durante

Elaine Oliveira
Capital News

Um filhote de macaco-prego foi recebido no Hospital de Animais Silvestres Ayty após ser resgatado das cinzas de um incêndio florestal no último dia 13, na região pantaneira do Salobra, em Miranda. O pequeno sobrevivente foi batizado Fênix, uma simbólica referência ao pássaro mitológico que renasce das cinzas.

Devido à sua idade extremamente jovem, o macaco-prego exige atenção especializada, como alimentação com mamadeira a cada duas horas e aquecimento constante, características de cuidados semelhantes aos de um bebê humano. Ele também está sendo estimulado a defecar e urinar, e está em um local aquecido.

O resgate foi feito por equipes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) durante monitoramento das áreas afetadas pelas chamas que atingem o Pantanal.

Este período do ano é considerado o mais crítico em relação aos incêndios florestais, intensificados pelas condições climáticas e, infelizmente, por ações humanas. Desde maio, o Estado impôs a proibição total de queimadas, com todas as autorizações suspensas. Nenhum produtor rural, indústria ou cidadão está autorizado a realizar queimadas. A proibição busca conter os danos causados ao meio ambiente e proteger a biodiversidade.

Gretap

Filhote de macaco-prego batizado de Fênix chega ao Ayty

Filhote de macaco-prego é salvo após incêndios no Pantanal e tratado no Hospital Ayty

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS