Nos últimos anos, o combate aos incêndios florestais no Pantanal tem enfrentado desafios além do trabalho realizado pelos bombeiros e brigadas voluntárias no solo. O difícil acesso a regiões distantes e sem estradas tem dificultado a ação eficaz de controle e prevenção ao fogo, principalmente durante o período crítico de estiagem.
Para melhorar a logística e facilitar o enfrentamento aos incêndios, o governador Eduardo Riedel autorizou a construção de duas pistas para pouso de aeronaves no Pantanal. As pistas serão essenciais para agilizar as operações, oferecendo suporte aéreo nas áreas mais remotas e preservadas do bioma.
As pistas serão construídas na Fazenda Novo Horizonte, na sub-região da Nhecolândia, e no Porto São Pedro, localizado na Serra do Amolar, ambos pontos estratégicos para o combate ao fogo. Embora já existam pistas de grama para aeronaves menores, as novas pistas pavimentadas terão uma infraestrutura mais robusta, incluindo abastecimento de água e combustível, facilitando a operação dos aviões Air Tractor.
Esses aeródromos farão parte do Plano Aeroviário Estadual, lançado em 2023, que tem um investimento estimado de R$ 250 milhões até 2026. Para a construção das pistas, o governo já destinou R$ 17,5 milhões, com o objetivo de aumentar a eficiência e a rapidez nas ações de combate ao fogo no Pantanal.
Em sua visita a Corumbá, Riedel destacou que os impactos ambientais e econômicos dos incêndios recentes foram determinantes para a criação dessas novas estratégias. Ele também garantiu que o Corpo de Bombeiros está pronto para atuar, com efetivo e equipamentos preparados, e que as ações de prevenção e enfrentamento ao fogo já estão planejadas.