Mato Grosso do Sul é o estado com maior acessibilidade urbana do país, no que diz respeito à presença de rampas para cadeirantes, e também lidera o ranking nacional de arborização, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (17).
Entre os municípios com maior presença de rampas estão Alcinópolis (69,39%), Paraíso das Águas (62,59%) e Nova Andradina (58,98%). Mesmo assim, três em cada cinco moradores ainda vivem em locais sem esse recurso. MS é seguido por Paraná (37,33%) e Distrito Federal (30,42%). Já os menores índices estão no Amazonas (5,61%) e Pernambuco (6,19%).
No quesito arborização, 92,44% dos moradores do estado vivem em vias com árvores, o maior percentual do Brasil. Em cidades como Bataguassu, Iguatemi, Mundo Novo e Nova Andradina, os índices ultrapassam os 97%. Em Campo Grande, 91,39% da população vive em ruas arborizadas, colocando a capital na liderança entre todas as capitais.
O levantamento também apontou que 78,77% dos moradores de MS vivem em vias pavimentadas, sendo Chapadão do Sul e Laguna Carapã os municípios com os maiores percentuais. Em contrapartida, Nioaque e Bela Vista apresentam os menores índices de pavimentação.