A onda de calor que começou em Mato Grosso do Sul na última quarta-feira (12) vai durar mais do que o esperado. A previsão, inicialmente de 10 dias, foi esticada para 12, com término no dia 24 de fevereiro. Durante esse período, as temperaturas devem ficar até 7ºC acima da média histórica.
Na próxima sexta-feira (21), cidades como Campo Grande e Três Lagoas devem registrar 38ºC, e Porto Murtinho, 40ºC. Essas serão as temperaturas mais altas no Estado nos próximos 15 dias. A onda de calor ocorre quando a temperatura ultrapassa os 5ºC acima do normal por três dias consecutivos.
A previsão atualizada da Climatempo abrange quase todo o Mato Grosso do Sul. Apenas algumas cidades do norte do Estado devem escapar do calor mais intenso. A próxima semana deverá trazer o pico das altas temperaturas, que deverão se espalhar mais uniformemente pelo Estado.
Além de Mato Grosso do Sul, a onda de calor também atinge Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e partes do Paraná. O Inmet também emitiu alerta para chuvas intensas em algumas regiões de MS, com risco de ventos fortes e precipitações de até 50 mm no dia.