A sexta-feira (14) será marcada por chuvas fortes em Campo Grande e outras 66 cidades de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, indicando risco de chuvas intensas com volumes de até 50 mm e ventos fortes, entre 40 e 60 km/h. O alerta permanece até as 9h de sábado (15).
Durante o temporal, há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet orienta a população a tomar precauções, como evitar se abrigar sob árvores, estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Além da previsão de chuvas, Mato Grosso do Sul também enfrenta uma onda de calor que começou na quarta-feira (12). A previsão inicial era que durasse 10 dias, mas agora estima-se que o calor se estenda até o dia 24 de fevereiro. Durante esse período, as temperaturas podem ficar até 7°C acima da média histórica.
As cidades de Campo Grande e Três Lagoas, por exemplo, devem registrar 38°C na próxima sexta-feira (21), enquanto Porto Murtinho pode alcançar 40°C. Essas serão as temperaturas mais altas previstas para essas cidades nos próximos 15 dias.