Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024


Meio Ambiente Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024, 16:05 - A | A

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024, 16h:05 - A | A

Nome escolhido

Píton albina do Bioparque é batizada de “Capitu” após votação popular

Participantes puderam escolher entre três opções de nomes inspirados em personagens da literatura brasileira

Viviane Freitas
Capital News

A nova moradora do Bioparque Pantanal, uma píton albina, foi batizada de Capitu após uma votação popular realizada nesta segunda-feira (25). O nome foi escolhido em homenagem à famosa personagem de Machado de Assis. A votação ocorreu nas redes sociais do Bioparque, com três opções de nomes inspirados em personagens da literatura brasileira: Capitu, Iracema e Paraguaçu.

A serpente Capitu, da espécie Python bivittatus, tem 2,5 metros de comprimento e foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em um circo, onde era usada como atração. Devido à perda de suas defesas naturais, o animal não pode ser devolvido à natureza.

A píton, uma das maiores serpentes do mundo, pode crescer até oito metros e pesar até 100 kg na fase adulta. Original da Ásia, essa espécie é considerada exótica no Brasil e não faz parte da fauna local. Por isso, Capitu ficará sob os cuidados do Bioparque.

O Bioparque Pantanal informou que a serpente será usada em ações educativas voltadas à conscientização ambiental. Seu papel será alertar os visitantes sobre a importância da preservação da fauna local e a luta contra o tráfico de animais silvestres.

Com a escolha do nome, o Bioparque continua seu trabalho de educação ambiental e preservação, além de aproximar o público da natureza e das questões ambientais por meio de ações educativas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS