Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018, 13:27 - A | A

Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018, 13h:27 - A | A

Concurso

Merendeiras da REME participam de concurso de receitas

Finalistas têm aula especial com Chef de Cozinha

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Merendeiras da REME participam de concurso de receitas

Finalistas têm aula especial com Chef de Cozinha

Buscando reconhecer o trabalho e estimular as merendeiras da Rede Municipal de Ensino, a Superintendência de Alimentação Escolar (Suale) promoveu um encontro especial entre as finalistas do concurso e o Chef Adriano José Silva dos Santos. Para que elas tivessem a oportunidade de conhecer dicas preciosas para uma apresentação impecável de pratos culinários. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (10).

 

O concurso acontece na próxima quarta-feira (12), na Cozinha Experimental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

 

As cinco finalistas aprenderam técnicas de empratamento e apresentação dos pratos elaborados. A aula, marcada pela descontração, foi também, um momento de troca de experiências, onde as merendeiras puderam ficar em volta da bancada, questionando e conferindo o preparo dos pratos feitos pelo chef, que fez perguntas sobre a rotina das profissionais e como ocorre o preparo do cardápio e a manipulação dos alimentos. Enquanto passava as dicas, ele preparou um molho de carne moída como sugestão para os pratos servidos nas unidades escolares.

 

Para a merendeira Débora Ferreira Brites, da escola Nerone Maiolino,“É uma realização estar aqui. Aprender nunca é demais e gostaria de ver como é o preparo de pratos mais elaborados. Essa oportunidade é um reconhecimento do nosso trabalho”, afirma.

 

Sobre o concurso ela diz que não tinha expectativas, porém, os resultados foram além do que ela imaginava. “Me inscrevi para tentar, mas agora estou confiante”, disse a merendeira, que se classificou com uma receita de arroz em camadas temperado com açafrão ao molho de charque e legumes.

 

Já a merendeira Claudia Beatriz de Araújo Alarcon, do Ceinf Coração de Maria, “Tenho curiosidade de aprender coisas diferentes e formas de servir e preparar os alimentos. Gosto da cozinha gourmet tudo o que vi aqui hoje vai ajudar no meu aperfeiçoamento”, destaca. 

O prato que a classificou foi um charuto de frango com cenoura. 

 

As demais finalistas do concurso são as merendeiras Maria Olinda, do Ceinf Joana Mendes, que concorre com a Omelete Assada de Legumes, Glaucilene Aparecida, da escola João de Paula Ribeiro, que irá apresentar Bobó de Abóbora com Batata Doce e Frango e Fabíola Maria, da escola Nelson de Souza Pinheiro, que elaborou o Vatapá de Carne.

 

O chef Adriano, também é professor de História e já lecionou em diversas unidades da Reme. O amor pela culinária sempre caminhou junto com a arte de ensinar, por isso o chef ainda concilia as duas atividades.

 

De acordo com Adriano, “Sempre dei sugestões às merendeiras das escolas que passei e procurei deixar minha marca nessas cozinhas”, conta o chef que elogiou a iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em realizar o concurso de receitas. “Trazer as merendeiras para um espaço como esse abre um leque de possibilidades para elas. A escola só tem a ganhar e todo o contexto escolar cresce. É uma atitude inovadora”, conclui. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS